Caso Samarco: Vale (VALE3) firma acordo com BHP para dividir responsabilidade em processo no exterior
A Vale (VALE3) firmou acordo com a BHP Billiton sobre os processos de ações coletivas no Reino Unido e Holanda, referentes ao rompimento da Barragem de Fundão 1 no Brasil, em 2015, que pertencia e era operada pela Samarco.
Segundo fato relevante divulgado nesta sexta-feira (12), o acordo é confidencial, sem qualquer admissão de responsabilidade, segundo o qual a ação de contribuição movida pela BHP contra a Vale, em conexão com as reivindicações do Reino Unido, será retirada.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
A mineradora esclarece no comunicado que, caso se conclua que a BHP tem qualquer responsabilidade perante os requerentes nas reivindicações do Reino Unido, ou caso qualquer responsabilidade seja atribuída à Vale perante os requerentes na Holanda, tal responsabilidade seria dividida igualmente entre as duas.
“Todos os outros termos do acordo permanecem estritamente confidenciais”, reitera.
O rompimento de barragem da Samarco, joint venture da Vale com a BHP, ocorreu em novembro de 2015, acarretando uma onda gigante de lama que deixou 19 mortos, centenas de desabrigados eatingiu o rio Doce em toda a sua extensão até o mar do Espírito Santo, além de outros impactos.
Os atingidos acionam as cortes britânicas visando responsabilizar a BHP Billiton. A mineradora anglo-australiana com sede em Londres é acionista da Samarco, com a Vale.
O processo começou a tramitar no exterior em 2018. A BHP alegou haver duplicação de julgamentos e defendeu que a reparação dos danos deveria se dar unicamente sob a supervisão dos tribunais brasileiros, mas o processo avançou e, com isso, a empresa decidiu mover uma ação para reivindicar que a Vale também fosse incluída.
*Com informações da Agência Brasil