Caso de ‘vaca louca’, impostos sobre combustíveis e o que mais movimentou o Money Times na semana
A pauta econômica foi forte na semana. Entre os principais assuntos no Money Times, a notícia de que os impostos federais sobre os combustíveis serão retomados ganhou atenção especial entre os leitores do site.
E com a proximidade do início da declaração, o tema sobre Imposto de Renda 2023 começou a ganhar tração.
O noticiário também repercutiu a confirmação do caso de “vaca louca“, que levou à suspensão temporária das exportações de carne bovina pelo Brasil para a China.
Veja a seguir essas e outras notícias que se destacaram no Money Times nesta semana:
10º lugar – 5 fundos imobiliários que sofrem com calotes de varejistas
Após a crise da Americanas (AMER3), que resultou em recuperação judicial da companhia, outras varejistas pegaram o mercado de surpresa esta semana com fundos imobiliários anunciando a falta de pagamento de aluguel por grandes marcas.
Confira a matéria completa aqui.
9º lugar – Brasil suspende exportações de carne bovina à China com confirmação de caso de “vaca louca”
O Ministério da Agricultura informou que, seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações de carne bovina para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira devido à confirmação de um caso atípico da doença “mal da vaca louca” no Pará, segundo comunicado nesta quarta-feira.
Confira a matéria completa aqui.
8º lugar – Frigoríficos pararam na 4ª porque não duvidavam que o caso do mal da vaca louca seria confirmado positivo
A confirmação oficial feita na noite de quarta de que a doença do mal da vaca louca foi diagnostica no Pará já estava sendo dada como certa desde segunda, tanto que já havia manifestações esperando reação pró-ativa do governo Lula junto à China, principal importador do Brasil.
Confira a matéria completa aqui.
7º lugar – Deputados apresentam projetos para proibir financiamentos do BNDES no exterior
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 1/23 proíbe os financiamentos a projetos no exterior por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Confira a matéria completa aqui.
6º lugar – Adeus ao RG: Número do CPF passará a valer como documento único de identificação; veja o que muda
Até 2032, o RG deixará de existir para dar lugar à Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adotará o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação. O objetivo é a redução de fraudes e burocracias governamentais.
Confira a matéria completa aqui.
5º lugar – Imposto de Renda 2023: Quando o programa para declaração estará disponível?
O programa do Imposto de Renda 2023 será liberado para download pela Receita Federal na data de início do envio da declaração, em 15 de março.
Confira a matéria completa aqui.
4º lugar – Globo ameaçada? Emissora deve ganhar nova rival de peso na TV aberta ainda em fevereiro; entenda
A CNN Brasil pode se tornar uma “pedra no sapato” da Globo, com a expectativa de que a emissora faça a sua estreia na TV aberta. Segundo o TV Pop, o canal já está ajustando as questões necessárias para viabilizar a estreia, que deve ocorrer nesta sexta-feira (23).
Confira a matéria completa aqui.
3º lugar – Governo se prepara para novo pacote econômico; veja quais são os planos de Lula
O governo está se preparando para lançar um novo pacote econômico focado na área social. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já adiantou que haverá um aumento no atual salário mínimo e revisão da tabela do Imposto de Renda.
Confira a matéria completa aqui.
2º lugar – Combustíveis: Fazenda bate o martelo e impostos voltam em março
Agora é para valer: a gasolina e o etanol voltam a ficar mais caros a partir de 1º de março. Segundo Ana Flor, colunista do G1 e comentarista na GloboNews, a equipe econômica decidiu pela retomada dos impostos federais sobre os combustíveis.
Confira a matéria completa aqui.
1º lugar – Fundo imobiliário vira pó na quarta-feira de cinzas e ressaca de Carnaval
O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 teve um dia morno e volátil no pregão mais curto de quarta-feira (22) na volta do Carnaval. O destaque do dia foi o fundo de cemitério Brazilian Graveyard and Death Care (CARE11).
Confira a matéria completa aqui.