Casas Bahia (BHIA3): Michael Klein desiste de destituir conselho e assumir presidência; veja o porquê

A Casas Bahia (BHIA3) informou ao mercado que Michael Klein recuou no movimento de retornar ao conselho de administração da companhia. Na última semana, o membro da família fundadora havia solicitado uma assembleia geral ordinária (AGE) para destituir o conselho e assumir a presidência.
Segundo o fato relevante enviado ao mercado na noite de segunda (7), o Grupo recebeu carta informando sobre o pedido de cancelamento da AGE, dessa maneira, não haverá convocação. O anúncio veio um dia antes da data limite para que a varejista convocasse a assembleia.
Fontes a par do assunto, ouvidas pelo Money Times, haviam dito que a convocação iria acontecer e que não havia preocupação da diretoria da companhia acerca de mudanças na atual estratégia e governança.
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Michael Klein já conta com um indicado no conselho de administração, dessa forma, está a par das decisões e movimentações, disseram.
Ainda segundo fontes, não havia resistência sobre o retorno de Klein para o alto escalão e nem uma preocupação de mudanças bruscas, uma vez que o atual foco do Grupo Casas Bahia, como vem sendo destacado em teleconferências, é manter o foco nas lojas físicas e nos produtos de maior duração, como a linha branca, o que se aproxima da operação na fundação da companhia.
Na carta enviada por Klein, anexada ao fato relevante, o cancelamento dá um voto de confiança, por mais um período, aos esforços da administração, em especial da diretoria, que visam progredir a situação financeira da companhia.
“Ao mesmo tempo, os acionistas MK continuarão como acionistas de referência, cobrando a retomada da rota de crescimento da companhia, tendo como foco a reconquista da confiança de clientes e investidores, em um mercado dominado por gigantes digitais”, diz.
Plano de transformação da Casas Bahia
Em meados de 2023, o CEO, Renato Franklin e o CFO da Casas Bahia, Elcio Ito, assumiram os cargos e deram início a um plano de transformação da Casas Bahia.
A primeira fase do movimento foi uma “limpa” nas categorias, focando no que classificam como “categorias-chave”. A varejista tem ainda seu foco nas lojas físicas, apesar de utilizar também a presença online na estratégia do negócio.
Enquanto nomes do varejo nacional, como o Magazine Luiza (MGLU3) e outras vindas de fora, como o Mercado Livre (MELI34) e a Amazon (AMZO34), competem com apelo no marketplace, e-commerce, entregas rápidas e produtos diversos, a especialização é o atual direcionador do Grupo Casas Bahia, conforme contou o CFO em entrevista ao Money Times em janeiro deste ano.
“Não quero ser um Mercado Livre, vender de tudo para todo mundo, ou uma Amazon nos Estados Unidos. Eu quero ser o especialista em eletroeletrônicos e móveis. Além desse foco, o nosso crediário é potente”, afirmou Élcio Ito.