Casa de Fabio Schvartsman, CEO afastado da Vale, é alvo de buscas da PF
A Polícia Federal (PF) cumpre ordem de busca e apreensão na residência do CEO afastado da Vale (VALE3) Fabio Schvartsman, de acordo com a coluna de Lauro Jardim no site de O Globo. Nesta manhã, a PF cumpre cinco mandados judiciais de busca e apreensão no curso de investigações relacionadas à tragédia em Brumadinho no final de janeiro.
Além de Schvartsman, as casas do diretor da Vale Peter Poppinga e outros executivos da mineradora também são alvo dos mandados. Segundo o colunista do jornal carioca, a Vale internamente dava essa ação como favas contadas, mas não na manhã desta terça-feira. A mineradora aguardava uma operação dessa magnitude logo após o rompimento das barragens.
Os mandados judiciais
As buscas foram expedidas pela 9º Vara da Justiça Federal em Belo Horizonte (MG) e são cumpridas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A assessoria de imprensa da Polícia Federal não confirmou a operação, segundo a Reuters.
Os mandados de busca de apreensões visam documentos, mídias e outros elementos que têm relação com a tragédia.
A tragédia de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro deste ano, quando houve rompimento da barragem do Córrego do Feijão da Vale. A tragédia deixou mais de 200 mortos.
Em nota, a Vale disse que a empresa e seus funcionários apresentam, desde o momento do rompimento da barragem, “todos os documentos e informações solicitados voluntariamente”. Além disso, afirmou que “continuará contribuindo com as investigações”.