Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Casa Branca está otimista com perspectiva de acordo com a China, diz autoridade à CNBC

Reuters - 08/11/2019 - 20:55
Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente dos EUA
Marc Short espera que o acordo com a China seja assinado antes do fim do ano (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

A Casa Branca está “muito otimista” de que obterá um acordo na chamada “fase um” do pacto com a China antes do final do ano, afirmou uma autoridade sênior do governo dos Estados Unidos nesta sexta-feira, acrescentando que um acordo provavelmente será fechado antes que mais tarifas entrem em vigor, em meados de dezembro.

“Estamos muito otimistas que a fase um será completada e, esperamos, assinada antes do final do ano”, afirmou Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, à rede CNBC.

Questionado se um acordo deve ser obtido antes de os EUA imporem mais tarifas sobre importações chinesas, em 15 de dezembro, Short disse: “Acho que é provável dentro desse prazo, mas não quero tentar amarrar as mãos de Mnuchin e Lighthizer a um ‘deadline’ específico, porque não acho que haja um.”

Short se referia ao Secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, e ao Representante de Comércio, Robert Lighthizer, os dois principais negociadores com a China.

Autoridades norte-americanas e chinesas disseram na quinta-feira ter concordado em reverter tarifas sobre bens aplicados entre si na “fase um” do acordo comercial.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Mas uma notícia também na quinta-feira parecia contradizer essa informação, com várias fontes dizendo que a reversão enfrenta feroz oposição interna na Casa Branca e de consultores externos.

Trump, em comentários que afetaram os mercados, disse nesta sexta-feira não ter concordado com uma reversão de tarifas.

Última atualização por Márcio Juliboni - 08/11/2019 - 21:10