Commodities

Carvão metalúrgico sobe na China com demanda de reabastecimento

12 jan 2022, 8:20 - atualizado em 12 jan 2022, 8:20
Carvão
Os futuros de carvão metalúrgico mais negociados na bolsa de Dalian ganharam 2,1%, para 2.310 Yuanes por tonelada no fechamento (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

Os contratos futuros de carvão metalúrgico na Bolsa de Commodities de Dalian saltaram nesta quarta-feira, impulsionados pela demanda de reabastecimento nas siderúrgicas, já que a oferta dos materiais está relativamente apertada antes do feriado do Ano Novo Lunar.

“A demanda por coque está relativamente forte, pois as taxas de utilização nas usinas se recuperaram depois que Tangshan levantou o alerta de poluição atmosférica”, escreveram analistas da Haitong Futures em nota, acrescentando que as siderúrgicas estão acumulando estoques em meio a preocupações com interrupções logísticas devido ao clima desfavorável e à situação da pandemia.

Afetado pelo recente surto de Covid-19, o transporte desacelerou, enquanto a produção nas minas de carvão diminuiu antes dos feriados do Festival da Primavera, levando a uma oferta relativamente apertada de carvão metalúrgico, de acordo com a nota.

Os futuros de carvão metalúrgico mais negociados na bolsa de Dalian ganharam 2,1%, para 2.310 Yuanes (363,03 dólares) por tonelada no fechamento.

Os preços do coque subiram 2,3%, para 3.210 Yuanes por tonelada, antes de fechar em queda de 0,3%, a 3.130 iuanes por tonelada.

Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de Dalian, para entrega em maio, avançaram 1,3%, para 725 Yuanes por tonelada.

Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega na China subiram de 3 dólares a 132 dólares a tonelada nesta quarta-feira, segundo a consultoria SteelHome.