Carteira Recomendada

Carteira RB Investimentos de maio: A estratégia agora é se proteger das eleições

04 maio 2022, 16:20 - atualizado em 04 maio 2022, 16:20

O desempenho da carteira de ações da RB Investimentos em abril foi bastante ruim. A seleção realizada pelo analista Gustavo Cruz vinha entregando bons resultados desde janeiro de 2022. Entretanto, no mês passado, devolveu 7,57% do lucro acumulado no primeiro trimestre. 

Entre as ações que compunham a carteira, somente Minerva (BEEF3) teve um resultado positivo. Contudo, o crescimento de apenas 0,08% não conseguiu segurar a queda dos outros 12 ativos selecionados pela RB Investimentos. Assim, considerando o peso de cada ação na composição, a mineradora Vale (VALE3) foi a que mais prejudicou a carteira com uma retração de 17,82%. 

Mas, diante de um mês difícil para a bolsa de valores brasileira, a carteira da RB Investimentos ainda conseguiu um resultado 2,62% superior ao Ibovespa (IBOV), índice que reúne as 84 melhores empresas listadas na B3. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De olho nas eleições

Oficialmente a disputa presidencial só vai começar no segundo semestre. Entretanto, a equipe da RB Investimentos já colocou em prática a sua estratégia para se proteger da volatilidade do mercado no período eleitoral. 

“Com a proximidade das eleições, julgamos cada vez mais oportuno não estar exposto aos papéis de estatais.”, aponta o relatório. Assim, para o mês de maio, a carteira reduziu o peso das ações preferencias da Petrobras (PETR4). Antes o ativo representava 10% da composição e agora são apenas 5%. 

Veja como ficou a carteira da RB Investimentos para o mês de maio.

Empresa Código Peso (%)
Petz PETZ3 5%
Vale VALE3 10%
Minerva BEEF3 10%
Embraer EMBR3 5%
Gerdau GGBR4 5%
Petrobras PETR4 5%
Iguatemi IGTA3 10%
Redes D’Or São Luiz RDOR3 5%
Totvs SA TOTS3 10%
Bradesco BBDC4 10%
Jalles Machado SA JALL3 5%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
EDP Energias do Brasil ENBR3 5%
PetroRio PRIO3 5%

Contudo, a casa de análises não abriu mão de aproveitar o bom momento do petróleo. Dessa forma, neste mês a carteira contará com PetroRio (PRIO3) representando 5% da composição, “uma empresa que também se beneficia de um ano com preço de petróleo alto, mas sem interferência governamental como risco.”, destaca. Vale ressaltar que, no mês passado, a ação cresceu 9,44%.  

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!