Carta de Lula para o Brasil ‘parece muito marketing’, diz analista
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República pelo PT e líder nas pesquisas de intenção de votos do segundo turno das eleições, divulgou hoje a “Carta para o Brasil do Amanhã”, em que prometeu conciliar a responsabilidade fiscal com o desenvolvimento social.
O documento é estruturado em 13 tópicos, entre eles, desenvolvimento econômico, saúde, educação, desenvolvimento social, reindustrialização e democracia.
O que o mercado achou?
Para o CIO da TAG Investimentos, Dan Kawa, do ponto de vista do mercado, haverá questionamento de onde virão os recursos e responsabilidade fiscal para “tudo isso”. Ele também questiona “quem comandará este processo”.
“Concordo e adoraria que muitos dos planos sociais fossem implementados. Mas há uma enorme restrição financeira para isso”, comenta, acrescentando que a carta não se trata de um plano econômico, mas são diretrizes do que Lula pretende implementar, caso seja eleito presidente no domingo, pela terceira vez.
Do ponto de vista do mercado, haverá questionamento de onde virão os recursos e a responsabilidade fiscal para tudo isso, além de quem comandará este processo. Concordo e adoraria que muitos dos planos sociais fossem implementados, mas há uma enorme restrição financeira para isso
— Dan Kawa (@DanKawa2) October 27, 2022
Carta de Lula é ‘requentada’
Sobre o documento, o CIO da Tag Investimentos pondera que sua primeira impressão é que parece “muito marketing”, já que há “pouca coisa substancial nova” e que muita coisa foi “requentada”, citando alguns tópicos descritos na carta como reindustrialização, criação de novos ministérios, nova reforma trabalhista, gastos sociais, estímulo à obras e implementação de um novo programa Bolsa Família.
“Não há indicações de onde virá os recursos ou a responsabilidade fiscal para todas essas ações”, reforça.
Reindustrialização, criação de novos ministérios, nova reforma trabalhista, gastos sociais, estimulo às obras, novo bolsa familía…muita coisa requentada. Não há indicações de onde virá os recursos ou a responsabilidade fiscal para todas essas ações.
— Dan Kawa (@DanKawa2) October 27, 2022
*Colaborou: Olívia Bulla
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!