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Carros voadores: Veja como está a corrida da Embraer, Boeing e Airbus, e conheça os carros do futuro

28 dez 2021, 8:00 - atualizado em 03 jan 2022, 9:34
Os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, ou eVTOLs, marcam o futuro da mobilidade urbana (Imagem: Merydolla/ Getty Images)

O futuro já bate à porta e pede para entrar. Por mais utópico que pareça, os carros voadores já são realidade. Marcando o futuro da mobilidade urbana, os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) surgem da necessidade de reduzir a emissão de carbono e descongestionar estradas em grandes cidades.

Esta tecnologia futurista promete veículos com mais autonomia, mais conectados e movidos a energia limpa. No Brasil, a primeira rota área urbana fica no Rio de Janeiro e já está em fase de testes. Os carros voadores dividirão espaço com os helicópteros e drones, voando entre o topo de edifícios e o controle de tráfego aéreo.

Diferentes empresas de mobilidade e do setor aéreo de diversos países — como Embraer (EMBR3),  Boeing (BOEI34) e Airbus — já estão com a mão na massa e vêm desenvolvendo os primeiros carros voadores do mercado. Outras companhias — como Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e Bristow — apostam nesta inovação e já garantiram suas encomendas dos eVTOLs das fabricantes.

Com tanta inovação, a pergunta que fica é: quanto falta para, enfim, darmos uma volta em um carro voador? Ou até mesmo comprar um deles? O Money Times compilou as informações sobre os eVTOLs das principais empresas do mercado. Confira quanto falta para que os carros aéreos, finalmente, ganhem os céus.

Embraer

Eve Urban Air Mobility (Eve)
O carro voador da Embraer é o mais avançado no mercado brasileiro (Imagem: Reprodução/Embraer)

Atualmente, o carro voador da Eve, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, é o mais avançado no mercado brasileiro. O eVTOL da companhia já realizou seu primeiro voo simulado e conta com encomendas de diversas empresas.

Em anúncio recente, a startup da Embraer divulgou que a entrega dos primeiros carros voadores da companhia está programada para 2026.

Até dezembro de 2021, a Eve obteve pedidos de 17 clientes, resultando em um pipeline de 1.735 carros voadores ou cerca de US$ 5 bilhões em vendas. Os principais compradores são operadoras de helicópteros, empresas de táxi aéreo e de compartilhamento de aeronaves.

Entre os clientes da Embraer, estão a Bristow, operadora americana de helicópteros, a Helipass, a Ascent, e a Blade. Já no mercado brasileiro, as compradoras são Avantto, Helisul e Flapper.

Além da fabricação do eVTOL, a Embraer e empresas parceiras também têm colocado esforços no desenvolvimento de um ecossistema para a mobilidade aérea urbana que possibilitará a comercialização dos carros voadores.

Conheça o modelo da Eve.

Airbus

Airbus lança uma nova versão do seu eVTOL (Imagem: Divulgação Airbus)

A Airbus Helicopters, fabricante de helicópteros da Airbus, iniciou, ainda em 2015, o plano de lançar seu carro voador, o CityAirbus. O projeto do primeiro eVTOL da companhia foi apresentado em março de 2019 e fez seu primeiro voo teste dois meses depois.

Desde a divugação, a Airbus lançou diferentes versões do veículo e já realizou mais de 200 testes. O carro da companhia, inclusive, já fez um voo totalmente automático.

A versão mais nova do eVTOL da Airbus, o CityAirbus NextGen, foi anunciada em outubro de 2021. Segundo a companhia, o objetivo é que o novo veículo percorra, em velocidade de cruzeiro de 120 km/h, uma distância 80 quilômetros com quatro passageiros.  Isso significa uma autonomia de 40 minutos de voo. A antiga versão do carro chegava na mesma velocidade, mas com até 15 minutos de autonomia.

A companhia anunciou que a previsão é que a versão recente do eVTOL da Airbus voe em 2023 e seja lançada, comercialmente, em 2025.

Veja o modelo da Airbus.

Boeing

Um protótipo do carro aéreo da Boeing realizou seu primeiro teste em 2019 (Imagem: Divulgação Boeing)

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing que desenvolve aeronaves avançadas através de sistemas autônomos e versáteis, é a responsável pelo eVTOL da companhia.

Em 2019, um protótipo do carro aéreo da Boeing realizou seu primeiro teste, que incluiu a decolagem, o sobrevoo e o pouso sob controle manual e, atualmente, está passando por testes adicionais. Segundo a companhia, o veículo foi projetado para um voo totalmente autônomo e deve percorrer até 50 milhas (cerca de 80 quilômetros), movido por eletricidade.

“Estamos criando tecnologias de voo autônomo avançadas que mudarão o mundo”, disse Kia Zivari, líder do projeto do centro de teste e integração de autonomia da Aurora. Além do transporte de até dois passageiros, a aeronave deve ser capaz de planejar rotas e evitar obstáculos.

A companhia afirmou que o lançamento do eVTOL deve apresentar um design diferente.

Veja o modelo da Boeing.

Investimentos em carros voadores

Companhias de táxis aéreos, de compartilhamento de aeronaves e operadoras de helicópteros estão investindo no futuro da mobilidade urbana e já vêm garantindo suas partes na produção dessas e de outras fabricantes.

A Gol é uma das brasileiras que já está imersa nesta realidade. A empresa britânica Vertical Aerospace é a fornecedora escolhida pela companhia aérea em seu plano para operar eVTOLs.

Veja o modelo que a Gol encomendou da Vertical Aerospace.

A Gol anunciou, em setembro de 2021, que fechou acordo com a Vertical Aerospace para receber 250 exemplares do VA-X4, eVTOL fabricado pela empresa, que devem entrar em serviço a partir de 2025.

Além da Gol, a Azul também surpreendeu ao anunciar uma parceria com a Lilium. A companhia aérea brasileira fechou acordo para entrega de até 220 Lilium Jets, eVTOL da Lilium, projetado para transportar sete passageiros a 400 km/h. A perspectiva é que os veículos passem a operar também em 2025.

Veja o modelo que a Azul encomendou da Lilium.

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