Carros usados podem encerrar ciclo de supervalorização no Brasil em 2023
Os dias de supervalorização dos carros usados podem estar com os dias contados, diz novo relatório do JP Morgan sobre a frota dos Estados Unidos. No país do ‘Tio Sam’, a inflação dos usados foi superior a 40% em pouco mais de dois anos, com pico centrado no primeiro semestre deste ano.
De lá para cá, o preço dos veículos usados e seminovos começou a arrefecer e pode cair de 10% a 20% em 2023, de acordo com o banco.
O recuo dos preços ocorre à medida que gargalos de produção sobre semicondutores são suavizados, tornando mais barato não só veículos rodados como também os 0 km.
A piora do poder de compra do consumidor americano também impacta a demanda por bens duráveis e puxa a inflação da modalidade para baixo.
Fenômeno deverá ser importado pelo Brasil
Mas o fenômeno não deve ficar restrito por lá. Assim como nos EUA, o estoque de usados no Brasil passou por um semelhante ciclo de supervalorização em 2020 e 2021.
Veículos como o VW Gol, recém-saído de linha, ainda experimentam uma valorização resiliente, como já havia mostrado um estudo elaborado pela Mobiauto em setembro.
A plataforma de compra e venda de veículos aponta que os modelos 2014, 2016 e 2013 tiveram uma valorização de 4,61%, 3,25% e 5,44%, respectivamente.
Outros carros que aparecem na lista de valorizados são modelos conhecidos e ‘queridinhos’ do público como o ‘Fiat Mobi e o Hyundai HB20S. Estes veículos chegaram a valorizar mais de 2%, mesmo com a queda de preços no mercado.
No mesmo estudo, no entanto, a empresa já havia mencionado a chance de que os preços dos usados e seminovos recuem tão logo o ritmo de fabricação de veículos retorne à normalidade.
O aumento em escala de veículos para aluguel e assinatura também podem ser escapes para o gargalo de oferta experimentado no mercado brasileiro*.
*Com Jornal do Carro (Estado de S. Paulo)
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