Carros

Carros populares: A ‘canetada’ de Alckmin que vai beneficiar pessoas físicas

21 jun 2023, 9:44 - atualizado em 21 jun 2023, 9:44
Carro popular
Carros populares seguem exclusivos para pessoas físicas por mais 15 dias (Imagem: Adobe Stock)

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) decidiu prorrogar por mais 15 dias a venda de carros populares exclusivamente para pessoas físicas.

A portaria, assinada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckminfoi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A medida vale apenas para os carros, sendo que para a compra de ônibus e caminhões, as operações com pessoas jurídicas estão liberadas a partir desta quarta-feira (21).

Vale destacar que menos de 15 dias após o lançamento do programa, 64% dos recursos já foram utilizados, conforme último balanço divulgado pela pasta, na segunda-feira (19).

Dessa forma, dos R$ 500 milhões disponibilizados para carros populares, R$ 320 milhões já foram solicitados pelas montadoras.

Liberação de carros populares para pessoas jurídicas

O programa foi lançado em 5 de junho e previa exclusividade de compra para pessoas físicas nos 15 primeiros dias de vigência. Neste sentido, 64% dos recursos foram solicitados.

O governo estimava duração de quatro meses para o programa. No entanto, os recursos podem encerrar em menos de um mês, conforme avanço da utilização dos recursos e liberação do programa para pessoas jurídicas, que ocorreria nesta quarta-feira (21).

Neste cenário, locadoras, como Movida (MOVI3) e Localiza (RENT3), suspenderam a compra de veículos desde o início dos rumores do programa, aguardando melhores condições de negócio.

Com a prorrogação da exclusividade, pessoas jurídicas terão acesso aos preços com desconto apenas na primeira semana de julho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar