Carros elétricos x carros a gasolina: Veja qual é mais econômico na hora de “encher o tanque”
É inegável que os carros elétricos são o futuro da indústria automotiva. Além de serem extremamente mais sustentáveis, os veículos movidos a energia elétrica são uma alternativa a longo prazo de transporte livre de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.
Durante o mês de março, com o reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras (PETR3; PETR4), muitos setores da economia, como o de transportes e logística, foram diretamente afetados pelo aumento significativo de seus custos operacionais.
A gasolina, inclusive, é uma das grandes protagonistas nas discussões sobre os benefícios da aquisição de um veículo elétrico – que ainda exige dos condutores um alto investimento.
Mas, afinal, qual o valor desembolsado por um motorista para “encher o tanque” de seu carro elétrico no Brasil?
O Money Times calculou os gastos de carregamento dos veículos elétricos com base em dois automóveis dessa categoria: Tesla Model 3, um sedã médio com bateria de 50 kWh e autonomia de 430 km, e o novo Volvo C40 Pure Recharge, SUV que conta com um armazenamento de 75 kWh e autonomia de até 444 km.
De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o kWh no Estado de São Paulo custa em torno de R$ 0,92. O que significa que os diferentes modelos teriam os seguintes custos de carregamento:
Modelo |
Capacidade |
Custo total |
Tesla Model 3 |
50 kWh |
R$ 46,00 |
Volvo C40 | 75 kWh |
R$ 69,00 |
Enquanto o modelo da Tesla promete até 430 km de autonomia, o Volvo C40 entrega uma performance de até 444 km com a bateria em 100%. O que representa o seguinte custo por quilômetro:
Modelo |
Gasto por km | Custo por km |
Tesla Model 3 |
8,6 km/kWh |
R$ 0,11 |
Volvo C40 | 5,92 km/kWh |
R$ 0,15 |
O Chevrolet Onix Plus 1.0, considerado um dos carros mais econômicos do país, possui um tanque com capacidade de 44 l. Levando em consideração o preço da gasolina no estado de São Paulo (cerca de R$ 8,49), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), encher o tanque de um desses veículos pode chegar a R$ 373,56.
Esse mesmo modelo tem capacidade para rodar até 14,3 km/l na cidade e até 17,7 km/l na estrada, o que representa um custo de:
Modelo |
Gasto por km | Custo por km | |
Cidade |
Onix Plus 1.0 |
14,3 km/l |
0,59 |
Estrada |
17,7 km/l |
0,48 |
Comparando o custo dos três automóveis, o carro elétrico pode chegar a ser até cinco vezes mais econômico que um movido a gasolina. O que representa uma quantia significativa dispensada em combustível no final do mês.
Apesar dos carros elétricos ainda terem preços de venda muito acima dos carros populares e poucos postos de carregamento espalhados pelo país, estima-se que o setor crescerá exponencialmente nos próximos anos e que os eletrificados se tornem mais acessíveis dentro dos próximos 15 anos. Mas e aí? Já pensou em gastar menos de R$ 50 para “encher o tanque”?