BusinessTimes

Carro voador chinês Xpeng X2 faz primeiro voo público em Dubai; veja fotos e vídeos

11 out 2022, 18:34 - atualizado em 11 out 2022, 18:34
Carro voador elétrico Xpeng X2 em primeiro voo público em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Não é mais ficção: carro voador XPeng X2 engrossa corrida de montadoras pelo domínio dos céus (Imagem: Divulgação/ Xpeng)

O futuro acaba de ficar um pouco mais perto. A chinesa Xpeng realizou, ontem (10), o primeiro voo público de seu carro voador, conhecido como modelo Xpeng X2. A demonstração foi realizada nos Emirados Árabes Unidos, e é parte da estratégia de lançá-lo em diversos países.

O X2 é uma aeronave elétrica de decolagem vertical (eVtol) para duas pessoas e impulsionada por oito motores com hélices, duas em cada canto do veículo. O veículo possui dois modos de pilotagem: automático e manual. O teste de ontem foi não tripulado e durou 90 minutos pelos céus de Dubai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carro voador Xpeng X2 mira mercado de voos turísticos

A demonstração foi testemunhada por 150 convidados, entre representantes da embaixada da China nos Emirados Árabes, autoridades da agência de aviação civil de Dubai (que emitiu uma autorização especial de voo para a ocasião) e membros do governo local.

Por ser elétrico, o carro voador X2 não emite nenhum gás poluente durante seu uso, segundo a Xpeng. O objetivo é oferecê-lo para trajetos de baixa altitude em grandes centros urbanos. Inicialmente, a fabricante mira mercados específicos, como o transporte de medicamentos e os voos turísticos.

O voo foi um dos destaques da Gitex Global 2022, uma das maiores feiras de inovação e tecnologia do mundo, que começou ontem na cidade árabe. O evento reúne mais de 5 mil expositores e espera atrair mais de 100 mil visitantes.

Veja as fotos e os vídeos do primeiro voo público do Xpeng X2, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

(Imagem: Divulgação/ Xpeng)
(Imagem: Divulgação/ Xpeng)
(Imagem: Divulgação/ Xpeng)
(Imagem: Divulgação/ Xpeng)
(Imagem: Divulgação/ Xpeng)
(Imagem: Divulgação/ Xpeng)
(Imagem: Divulgação/ Xpeng)

Siga o Money Times no Instagram!