Carreiras: Veja os principais aspectos para se tornar um empreendedor financeiro
Para iniciar um projeto empresarial na área financeira, o empreendedor tem de levar em consideração dois aspectos fundamentais, sendo: cumprir todos os requisitos legais para que essa empresa possa funcionar e ter credibilidade no mercado para conseguir atrair clientes.
A avaliação é do professor Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV. No primeiro caso, Teixeira explica que basta contratar uma boa assessoria na área contábil legal.
“É preciso contratar uma boa assessoria porque vai precisar não só da legislação, mas também desenvolver um contrato social, e todos os requisitos legais que são necessários para que a empresa possa funcionar”.
De acordo com Teixeira, essa seja talvez a parte mais fácil, “porque com uma assessoria contratada, você vai ter sucesso na implantação formal da empresa”.
Carreiras: Credibilidade
O segundo aspecto é tão importante quanto o primeiro, segundo o professor da FGV. Teixeira destaca que para conseguir atrair clientes no mercado financeiro, é preciso ter credibilidade.
“Normalmente, a credibilidade sempre veio nesse mercado a partir de trabalhos anteriores e relacionamentos que você tivesse feito”.
Na ponta negativa, Teixeira pontua que, atualmente, infelizmente algumas pessoas fazem sucesso por uma autopromoção, que nem sempre representa a realidade.
“Mas de qualquer forma, ser conhecido no mercado para atrair novos clientes é, sem dúvida nenhuma, um requisito importantíssimo para que você possa iniciar um empreendimento nesse setor”.
Como conseguir credibilidade?
Para se tornar conhecido no mercado financeiro com credibilidade, o melhor caminho é trabalhar em empresas que lhe deem condição. De acordo com Teixeira, condições não só de acesso a bons clientes, como também a possibilidade de ofertar bons produtos.
“A medida que você faça um bom trabalho, consiga ofertar bons produtos para bons clientes e consiga ter resultados positivos, a fama de bom negociador, orientador e gestor de carteira, imediatamente se espalha no mercado”.
Segundo Teixeira, essa é a forma de conseguir construir uma imagem favorável com credibilidade e embasamento.
“Existe também a possibilidade de construir uma imagem de credibilidade através das redes sociais, mas não é a melhor maneira de fazê-lo, porque por meio das redes a gente tem visto os problemas que, depois, acabam acontecendo com um bom número de pessoas que procuram esse caminho”, explica.
Novo marco regulatório: Como ficam as assessorias?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou na última terça-feira (14) as resoluções 178 e 179, que representam um novo marco regulatório para a atividade de assessoria de investimentos e para a transparência das práticas remuneratórias.
Daniel de Paula, sócio-fundador da Nexgen Capital, diz que, com as mudanças, as assessorias deverão olhar com mais cuidado para o relacionamento com seus clientes.
“As mudanças vão fazer com que as plataformas tenham um carinho maior pelos parceiros, melhorem o tratamento, a tecnologia, os relatórios”, prevê.
Paula também diz que o funcionamento e a agilidade dos servidores são pontos que devem melhorar. Além da qualidade dos profissionais que atende os parceiros e incentivos de longo prazo.
Segundo o sócio-fundador da Nexgen, todos esses pontos devem melhorar o funcionamento da indústria.