Carreiras: Profissionais de um dos setores que mais cresce no Brasil estão insatisfeitos; entenda
Uma pesquisa realizada pela IT Mídia mostrou que 66% dos profissionais de Tecnologia da Informação estão insatisfeitos com seus empregos atuais. A porcentagem se aplica a funcionários autodeclarados negros.
Em outro levantamento, feito pelo LinkedIn, a área de TI figura entre a segmentação de carreira que mais cresce no Brasil. A apuração foi feita pelos pesquisadores do LinkedIn Economic Graph, usando informações da própria rede social profissional.
Para a pesquisa, foram examinados empregos iniciados por usuários do LinkedIn do dia 1º de janeiro de 2018 a 31 de julho de 2022, para calcular a taxa de crescimento para cada cargo.
O primeiro cargo a figurar a lista é o de analista de privacidade. Outras vagas preenchem a seleção, como o cargo de analista de desenvolvimento de sistemas, analista de suporte de TI, especialista de cibersegurança, engenheiro de dados, entre outros.
Carreiras: O ciclo em TI está acabando?
A pesquisa “Diagnóstico comportamental dos profissionais de TI”, da IT Mídia, também concluiu que, 33% de trabalhadores alegam que o ciclo nas empresas já está acabando, com 20% avaliando outras oportunidades e 13% afirmando que precisam de algo diferente em breve.
De 445 profissionais entrevistados, 43% dizem que o plano de carreira na área de tecnologia da informação é incerto. A mesma porcentagem diz que falta expectativa de crescimento no curto prazo. Esses são alguns dos principais desafios que os fazem trocar de empresa.
34% de profissionais também afirmam que o salário é incompatível com o mercado e 32% dizem que existe pouco investimento em capacitação e desenvolvimento.