Carreiras em tecnologia vão liderar mercado em 2022
2022 será o ano das carreiras voltadas para a área de tecnologia. Ao menos é o que aponta o levantamento anual realizado pelo LinkedIn, divulgado nesta quarta-feira (19), sobre os 25 empregos que mais cresceram nos últimos quatro anos e meio.
A pesquisa foi realizada com mais de mil profissionais em todo o país entre os dias 10 e 15 de dezembro, mas os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph analisaram milhares de empregos iniciados pelos usuários da própria plataforma entre os dias 1 de janeiro de 2017 a 31 de julho de 2021 para calcular, desta forma, a taxa de crescimento para cada cargo.
Os resultados mostram que as oportunidades na área de tecnologia para este ano surgem, principalmente, em um contexto de mudança das formas e dinâmicas de trabalho por conta da pandemia da Covid-19, já que por causa da crise sanitária milhões de trabalhadores passaram a exercer suas funções de forma híbrida e atividades foram digitalizadas.
Para Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, essas profissões estão mudando, consequentemente, a demanda por competências e direcionando como o mercado deve se moldar daqui para frente. “As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas. Vale dizer que este cenário está se replicando em diversos países e a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano. O México e a Espanha seguem o mesmo padrão do Brasil e apresentam um mercado promissor para os profissionais do setor”, avalia.
O estudo aponta que para 2022, os cargos de engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gestores de tráfego serão os mais demandados. Consequentemente, as empresas precisarão de mais recrutadores especializados em na área de tecnologia, o que coloca o cargo em primeiro lugar na lista dos mais solicitados:
- Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
- Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE)
- Engenheiro(a) de dados
- Especialista em cibersegurança
- Representante de desenvolvimento de negócios
- Gestor(a) de tráfego
- Engenheiro(a) de machine learning
- Pesquisador(a) em experiência do usuário
- Cientista de dados
- Analista de desenvolvimento de sistemas
- Engenheiro(a) de robótica
- Desenvolvedor(a) Back-end
- Gerente de engajamento
- Gerente de equipe de produto
- Engenheiro de QA (Quality Assurance)
- Consultor(a) de gestão de dados
- Líder de experiência do cliente
- Analista de design
- Analista de soluções
- Analista de gestão de riscos
- Consultor(a) de design de produto
- Coordenador(a) de vendas internas
- Enfermeiro(a) intensivista
- Designer de conteúdo
- Instrutor(a) de Agile
No Brasil, as capitais que aparecem no ranking com mais oportunidades são São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).