Carreiras

Carreira inovadora: Veja como não estagnar em sua trajetória profissional

16 fev 2022, 15:04 - atualizado em 16 fev 2022, 15:04
Rumo
A inovação na carreira auxilia a desenvolver novos caminhos e alternativas profissionais (Imagem: Jordan Scott/Unsplash)

Se sentir estagnado ou sem saber para onde ir são sentimentos comuns quando se trata de carreira, estando ela no começo, no meio ou até quando já consolidada. Diante disso muitos buscam na inovação alternativas para saírem desse lugar comum. Para isso, dicas e competências a serem desenvolvidas servem como norte para quem busca aventuras, ou, simplesmente, mudanças na carreira.  

Essa inovação pode ser pautada em algo chamado “ativos invisíveis” que concentram a capacidade de gerar transformação com aquilo que já se tem, como explica o escritor, palestrante e administrador de empresas, Alex Bonifácio. 

Bonifácio afirma ainda que querendo ou não todo mundo hoje precisa inovar: “existe uma tese que diz que as pessoas bem sucedidas, elas não foram tão geniais assim, elas só produziram tanto e erraram tanto que o índice de acerto delas aumentou”. Ou seja, o importante é tentar e os fracassos são parte desse processo de inovação, como sintetiza o escritor: “tem um professor que diz que o currículo de fracassos de uma pessoa bem-sucedida é seis vezes maior que o currículo de sucesso”.  

Esse professor é Johannes Haushofer, professor associado de psicologia em Princeton, que sintetizou o “currículo de fracassos”. Tudo começou como uma brincadeira para animar um colega que passava por um momento ruim e hoje é considerado um ótimo mecanismo de reflexão acadêmico e profissional. Ajudando, assim, quem quer inovar na carreira a partir daquilo que já fez e dos seus próprios ativos invisíveis.  

Nesse sentido, o escritor ressalta que a inovação já no início da carreira pode ser muito vantajosa devido ao “HD limpo” do profissional, pois, ele não está impactado pela “maldição do conhecimento” presente para especialistas e que provoca neles certa miopia diante das inovações devido suas certezas em relação aquilo que já sabem, ou seja, são amaldiçoados pelos seus conhecimentos já adquiridos, explica Bonifácio. 

Livros
Autor dos livros “Pense Grande: atitudes e valores de pessoas de alto desempenho” e “Impossível – como descobrir oportunidades incríveis para criar transformações na vida, nos negócios e no mundo” dá dicas para aplicar a inovação na carreira (Imagem: Christin Hume/Unsplash)

Outra maldição, ou melhor, desperdício é o humano, segundo Alex. “O ativo humano vale três vezes mais que todos os outros somados”, defende ele em consonância com o que já defendia Peter Drucker, conhecido como “pai” da administração moderna. Assim, para o palestrante, “as organizações não estão explorando todo esse potencial das pessoas”.

Para Marcio Jappe, CEO da Semente Negócios, empresa de educação empreendedora que aposta na inovação como ferramenta para a geração de prosperidade e que já atuou com empresas como Sebrae e Natura, a educação empreendedora pode ajudar a melhorar diversas carreiras.  

Jappe defende que a inovação não acontece sem a prática, sem inserir o processo e/ou a questão em análise no ciclo de feedback e autoavaliação, é necessário um processo estruturado. Com isso, ele aconselha, para quem quer aplicar a inovação na carreira estando em uma empresa, que “as pessoas deveriam olhar para as próprias carreiras a partir da sua própria perspectiva e não de uma relação de codependência com a empresa”.

O CEO ainda explica que existem algumas competências que auxiliam no desenvolvimento da inovação para as carreiras como as noções de empreendedorismo e intraempreendedorismo (quando colaboradores aplicam suas habilidades empreendedoras dentro da empresa onde trabalham).  

Outro ponto levantado por Marcio é o das competências transversais como comunicação assertiva, pensamento crítico, trabalho em equipe e senso para identificar problemas e testar hipóteses que podem apoiar qualquer desenvolvimento de carreira.

Atrelado a isso, ele ressalta a importância do desenvolvimento pessoal pautado no autoconhecimento, que vai para além do desenvolvimento da carreira, e dentro de uma empresa pode ter como aliado o ciclo de feedback estruturado em um processo 360 (com vários setores e colaboradores) ou com o líder.

Dicas para aplicar a inovação na carreira

Para inovação testar e aplicar são duas ações fundamentais, como já dito. E como resumiu Alex Bonifácio “errar não é mais fatal hoje”. Assim, veja as principais competências definidas por Marcio Jappe e dicas de Bonifácio para começar a inovar na sua carreira.

O CEO da Semente Negócios elenca cinco competências essências para aplicar a inovação e desenvolver a carreira:

1. Pensamento crítico estruturado e analítico; 

2. Capacidade de comunicar verbalmente e de forma escrita de maneira estruturada para diversos públicos; 

3. Trabalhar em equipe; 

4. Saber identificar e estruturar problemas em diferentes níveis (entender de forma contextual); 

5. Trabalhar de forma sistemática e estruturando hipóteses ao redor de problemas e soluções, assim, testando para validar ou invalidar essas hipóteses (método científico).

Já, para o palestrante e escritor, as três dicas fundamentais para aplicar a inovação na carreira são:

1. Preste muita atenção em problemas que parecem banais do dia a dia. Alex cita como exemplo os casos da Uber (UBER) e da Netflix (NFLX; NFLX34) que surgiram impulsionadas por problemas cotidianos; 

2. Aplique e teste suas ideias, “uma ideia que não é posta em pratica não é uma ideia”, define o especialista;  

3. Preste atenção naquilo que você já tem e não naquilo que está faltando, “muitas vezes a resposta que a gente quer está no livro que está na nossa estante”, afirma o escritor.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar