Carrefour: vendas brutas crescem 6% no 1º trimestre de 2018
O Carrefour (CRFB3) anunciou nesta terça-feira (10) ter alcançado vendas brutas consolidadas, excluindo gasolina, de R$ 12,3 bilhões (ou R$ 13 bilhões incluindo gasolina), uma evolução de 6% “em contexto de deflação alimentar forte e persistente”, disse a empresa em comunicado enviado à CVM.
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No Atacadão, as vendas brutas subiram 5,7%, para R$ 8,4 bilhões. As vendas mesmas lojas, abertas há no mínimo 12 meses, cresceram 0,5% (1,4% incluindo o efeito calendário da Páscoa).
Segmentos
Já no Carrefour, as vendas cresceram 6,7%, para R$ 3,9 bilhões. As vendas mesmas lojas aumentaram 0,1% (4,3% com efeito calendário), refletindo um crescimento sólido durante o período da Páscoa: itens de Páscoa apresentaram aumento de volume de 4,1%.
A empresa ressaltou ainda o forte crescimento no e-commerce (+103% versus 11% de crescimento do mercado segundo E-bit), elevando a contribuição no mix de vendas e o crescimento de vendas de dois-dígitos de produtos não alimentares nos hipermercados, com forte crescimento no desempenho da categoria eletrodomésticos.
Por fim, o banco CSF apresentou um aumento no faturamento total de 37,5%, para R$ 5,8 bilhões. O Carrefour explica que o robusto desempenho do cartão de crédito Carrefour levou a um avanço do faturamento em 11,3%, alcançando R$ 4,5 bilhões no trimestre. O cartão de crédito Atacadão cresceu mais rápido que esperado: faturamento de R$ 1,1 bilhão (já representando 20% do faturamento total do CSF), apenas 6 meses após a implementação.
Projeções
No final de março, o Carrefour atingiu um total de 638 lojas, das quais 173 Atacadão (150 lojas e 23 atacados). Para o ano de 2018, a estimativa é de abrir 20 novas lojas do Atacadão, 20 lojas de conveniência Express e 10 novas lojas de supermercado no formato Market. O Carrefour Brasil divulgará os resultados no dia 14 de maio, após o fechamento do mercado.