Carrefour sobe com venda alimentos on-line; BTG vê foco em transformação digital
Por Investing.com – Na parte final da manhã desta sexta-feira na bolsa paulista, as ações do Carrefour (CRFB3) Brasil operam em alta de 0,40% a R$ 20,07. Mais cedo, a companhia anunciou a criação de uma unidade de comércio eletrônico de alimentos, com objetivo de liderar o segmento hoje também disputado pelo seu principal rival no país, o grupo GPA (PCAR4) .
Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro
Para o BTG Pactual (BPAC11), o anúncio reforça o foco do Carrefour na estratégia de transformação digital, alavancando sua ampla base de lojas e o modelo multicanal, além de estratégias logísticas e comerciais unificadas. Atualmente, as vendas para retirada nas lojas representam 25% das compras on-line, sendo que 33% dos clientes que coletam itens também fazem compras na loja, enquanto o ticket médio da modalidade é 35% maior que o ticket médio on-line.
Em seu negócio de mercearia, o Carrefour segue a tendência dos varejistas em todo o mundo de desenvolver soluções para aumentar a penetração do comércio eletrônico de supermercados, que por sua vez deve enfrentar a concorrência dos maiores participantes do mercado nos próximos anos.
Em janeiro do ano passado, anunciando um plano de transformação global de cinco anos, o CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard, tinha como meta alcançar 5 bilhões euros em vendas de seu negócio global de comércio eletrônico de alimentos até 2022.
No quarto trimestre, o e-commerce GMV superou fortemente o setor (+ 110%). As vendas de B2C aumentaram 83% na base anual, impulsionadas por uma forte Black Friday e pelo sólido desempenho em dezembro. O mercado respondeu por 19% do total de vendas da GMV no 4º trimestre e 16% em todo o ano de 2018. O número de vendedores e SKUs continua a crescer, atingindo 1.600 vendedores e 1,5 milhões de SKUs nem 2018 (com uma taxa média de recebimento de 12%).
Operação
A nova unidade do Carrefour Brasil será presidida por Paula Cardoso, que anteriormente era presidente da área de soluções financeiras da companhia no país.
“Paula liderará a implantação de iniciativas disruptivas para acelerar a transformação digital dos negócios do Carrefour Brasil. Tais iniciativas deverão incluir parcerias entre startups” e a companhia, afirmou o grupo varejista.
No lugar de Paula, o Carrefour Brasil nomeou Carlos Mauad, anteriormente diretor comercial da empresa de redes de fidelidade de clientes Smiles (SA:SMLS3).
“O Carrefour Brasil estabeleceu a meta de assumir a liderança no e-commerce de alimentos no Brasil no médio prazo”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Noël Prioux.