Carrefour: lucro salta 31% no quarto trimestre puxado pela alta das vendas
O Carrefour (CRFB3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 886 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 31,1% em relação ao mesmo período de 2019, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (17).
Apesar do ambiente difícil em 2020, o crescimento das vendas consolidadas do Carrefour superou a inflação e atingiu R$ 22 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 26,8% (excluindo gasolina).
O Ebitda, que mede o resultado operacional, ajustado somou R$ 1,7 bilhão, elevação de 18,2%, com margem de 8,7%, impulsionado tanto pelo varejo quanto pelo atacado.
As vendas de alimentos online no Atacadão aumentaram 142% em base sequencial e serviço de vendas online, já disponível em 25% das lojas.
O Banco Carrefour também cresceu, com aumento de 157% no número de novas contas via canais digitais somente em dezembro.
Além disso, o novo app Meu Carrefour dobrou o número de usuários ativos no novo programa de fidelidade, representando 75% dos clientes recorrentes diários.
As vendas do marketplace cresceram 10,9% e representaram 21% do GMV (Volume Bruto de Mercadoria) total no quarto trimestre.
Acumulado do ano
O lucro líquido ajustado atingiu R$ 2,758 bilhões no ano, um crescimento de 43,1%, em relação a 2019. O Ebitda ajustado atingiu R$ 5,6 bilhões (+18%) com margem de 8,3%.
“Com forte crescimento de dois dígitos em vendas e lucro líquido e fluxo de caixa livre recorde, o Grupo Carrefour Brasil apresentou mais um desempenho notável no quarto trimestre e em 2020, atestando a força de seu ecossistema omnicanal”, afirmou a empresa.
Outros segmentos
As vendas de não-alimentar diminuíram 3,1% atingindo um total de R$ 589 milhões ou queda de 0,3% com um total de R$ 758 milhões, incluindo o marketplace.
De acordo com a empresa, os números foram impactadas por alguns fatores, como a desaceleração esperada após dois fortes trimestres de crescimento (em parte associada à redução do auxílio do governo para apoiar o consumo em meio à pandemia) e a decisão de cancelar todas as campanhas de marketing relacionadas à Black Friday na sequência do trágico evento em nossa loja em Porto Alegre, em novembro.
ESG
Sobre a morte de João Alberto em um supermercado da rede em Porto Alegre, ocorrido em novembro, a empresa reafirmou a necessidade de todas as iniciativas anunciadas e a importância de tirar lições de qualquer evento.
“Em nosso implacável esforço para avançar nas iniciativas ESG, aprendemos importantes lições do trágico evento ocorrido em novembro um de nossas lojas em Porto Alegre. O Carrefour está agora comprometido em implementar uma das mais abrangentes série de medidas de forma a enfrentar o racismo estrutural no Brasil”, afirmo o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux.