Carrefour (CRFB3): XP puxa preço-alvo das ações para baixo após incorporar Grupo BIG
A XP Investimentos reduziu o preço-alvo para as ações do Carrefour Brasil (CRFB3), de R$ 22 para R$ 20, e manteve recomendação neutra, após incorporar em suas estimativas o Grupo BIG.
A analista de varejo Danniela Eiger e equipe que assinaram o material divulgado nesta segunda-feira (13) enxergam um limitado potencial de valorização das ações do Carrefour nos níveis atuais de mercado.
Para eles, as sinergias com o Grupo BIG só devem ser vistas “de forma mais material” a partir de 2023.
“Embora tenhamos uma visão positiva com os formatos do Atacarejo e do Sam’s Club dado o seu apelo de custo/benefício, temos uma visão mais cética quanto ao futuro dos Hipermercados, dada a tendência de melhor proposta de valor e localização das lojas do formato de atacarejo”, pontuam os analistas.
A corretora destaca ser preferível a exposição ao Assaí (ASAI3), pelo fato de ser uma companhia exposta apenas ao segmento de atacarejo, o que é visto como a melhor opção pela XP no cenário atual.
Incorporando o Grupo BIG
A XP adotou uma premissa conservadora, principalmente na operação de varejo, pois enxerga o segmento de hipermercado atravessando desafios.
A corretora já considerava o Grupo BIG em seu modelo por meio de um preço-alvo adicional de R$ 2,0 por ação. Mas, agora, integra os números em suas estimativas que compõem dois pontos:
- Incorporando as conversões anunciadas;
- Melhorando a rentabilidade das lojas não convertidas do Grupo BIG para os níveis do Atacadão e Carrefour Varejo para as operações de Atacarejo/Sam’s Club e Varejo, respectivamente.
Sinergias de R$ 2 bilhões até 2025
De acordo com o Carrefour, existem cinco principais alavancas de criação de valor da aquisição do Grupo BIG:
- Aumento da produtividade das lojas através de maiores vendas e melhores margens (R$ 700 milhões em sinergias);
- Ganhos nas negociações com fornecedores dada a maior escala (R$ 800mm);
- Otimização da cadeia de suprimentos;
- Eficiência em despesas gerais e administrativas (R$ 500 milhões);
- Serviços financeiros do Banco Carrefour para dentro do BIG como um risco positivo.
A companhia acredita que será possível destravar pelo menos R$ 2 bilhões em sinergias até 2025, com a maior parte a ser capturada a partir de 2023. Aproximadamente 10% em 2022, 40% em 2023 e 70% em 2024.
Plano de conversão: 122 no radar
O plano de conversão foi dividido em mudanças de formato e bandeira de lojas. Das 122 conversões a serem entregues até 2023, 80 são lojas da bandeira BIG (Hipermercados), 38 Maxxi (Atacarejo) e 4 TodoDia (Conveniência).
Segundo a XP, essas lojas serão convertidas em lojas do formato Atacadão (70 lojas), mas uma parcela relevante continuará sendo hipermercados da marca Carrefour (47 lojas) enquanto 7 serão convertidas em Sam’s Club.
A empresa espera entregar as conversões até 2023, com a maior parte (70%) planejada para o primeiro semestre do ano.
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