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Carrefour (CRFB3) recua e lamenta colocar em dúvida parceria com agro; Brasil espera normalização

26 nov 2024, 9:21 - atualizado em 26 nov 2024, 9:48
Carrefour
(Imagem: iStock/Leonidas Santana)

O maior grupo supermercadista da Europa e do Brasil, Carrefour (CRFB3), disse nesta terça-feira (26) que lamenta que sua promessa anterior de manter carne sul-americana fora de suas prateleiras na França tenha “colocado em dúvida sua parceria com a agricultura brasileira”.

O Carrefour, por meio de sua matriz na França, disse em um comunicado em francês que compra a carne que vende na França quase exclusivamente de produtores franceses, a carne que vende no Brasil exclusivamente de pecuaristas brasileiros e acrescentou que continuará com essa estratégia.

 

O comunicado vem após a declaração do CEO Global do Carrefour (CRFB3), Alexandre Bompard, ter gerado problemas para a empresa aqui no Brasil.

Alguns frigoríficos, inclusive, interromperam o fornecimento de carne à rede varejista aqui no país, que engloba os hipermercados Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.

Entre os frigoríficos que aderiram à interrupção estão Minerva Foods (BEEF3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Masterboi, sendo que pelo menos 50 caminhões com carne para o grupo francês teriam sido suspensos no início da tarde de sábado (23).

Em comunicado ao mercado, o Carrefour afirmou que as entregas de carne bovina nas lojas do grupo não ocorreram conforme programadas. Segundo eles, houve desabastecimento de alguns cortes de carnes nas lojas da bandeira Atacadão em algumas regiões. No entanto, nas lojas Sam’s Club, o nível de ruptura está dentro do curso normal de negócios.

“Não houve, até o momento, impacto relevante nas operações de venda de mercadorias, dado o nível de estoque dos produtos”, reforçam no documento.

Complementam ainda que, atualmente, as carnes bovinas representam menos de 5% das vendas brutas do Grupo
Carrefour Brasil, com menor participação relativa na bandeira Atacadão, e com perfil de rentabilidade inferior à média dos negócios.

Sendo assim, a companhia está avaliando qual o impacto de um eventual desabastecimento de carne bovina no tráfego de clientes como um todo, mas esclarece que tal verificação não é linear.

“O Grupo Carrefour Brasil trabalha intensamente na resolução da situação junto aos fornecedores e espera a normalização do abastecimento no curto prazo para mitigar impacto aos consumidores”, diz.

*Com informações da Reuters