Carrefour (CRFB3) e GPA (PCAR3) não empolgam investidores após resultados no 4T24; analista cita outras opções do setor
Em meio a incertezas sobre a possibilidade de fechamento de capital do Carrefour Brasil (CRFB3), a empresa divulgou nesta terça-feira (18) seus resultados no quarto trimestre de 2024 (4T24). De acordo com Marcos Duarte, analista e consultor financeiro, os números positivos não são suficientes para fazer as ações crescerem.
“Quando a possibilidade de deslistagem da bolsa foi anunciada, o investidor já retirou posição. O volume negociado de Carrefour é muito baixo, abaixo da média dos últimos 30, 40 pregões. Isso torna a ação menos atrativa, o investidor tende a não colocar dinheiro neste tipo de situação”, disse Duarte, em entrevista ao Giro do Mercado desta quarta-feira (19).
- LEIA TAMBÉM: ‘No primeiro ano eu quintupliquei minha grana’: veja como fazer parte da fraternidade de investidores mais exclusiva do mercado
Carrefour (CRFB3) e GPA (PCAR3) com resultados opostos
O especialista destacou os números positivos, especialmente no que diz respeito ao lucro líquido, que chegou a R$ 1,16 bilhão. Segundo Duarte, o Carrefour está em processo de recuperar a confiança do investidor, tentando demonstrar eficiência e credibilidade. A empresa também conseguiu reduzir consideravelmente a alavancagem.
No entanto, o analista acredita que mesmo que os números ajudem os papéis a ganhar algum impulso no curto prazo, a força do fechamento de capital ainda deve manter as ações da empresa fora do radar do investidor.
Além do Carrefour, o GPA (PCAR3), dono da rede Pão de Açúcar, também divulgou seus resultados no 4T24. Os números foram negativos, com prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão, que representa aumento de 264,6% em relação a 2023.
Duarte considera que independente dos números, o GPA não consegue agradar o mercado desde a estratégia de negócio, já que a rede realizou diversas aberturas de lojas no último ano. “A conta não fecha, não vejo o GPA buscando eficiência”, afirmou.
O especialista ainda comentou sobre outras empresas do setor como Grupo Mateus (GMAT3), Assaí (ASAI3). Para assistir ao programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no youtube.
- E MAIS: Essa ação brasileira pode se beneficiar do ‘tarifaço’ de Donald Trump, segundo analista; entenda o porquê