Carrefour (CRFB3) conclui aquisição do Grupo Big e indica Abilio Diniz como vice-presidente do conselho
O Atacadão, braço de atacarejo do Carrefour (CRFB3), confirmou nesta terça-feira (7) a conclusão da aquisição do Grupo Big. Em fato relevante, a companhia ainda divulgou sobre a assinatura de um novo acordo de acionistas, com o compromisso de aprimorar a governança da empresa.
No processo, o Atacadão adquiriu ações de emissão do Grupo Big representativas de 70% do seu capital social, e as ações remanescentes foram incorporadas pela companhia, com a emissão, em favor
dos acionistas do Big, de 116,8 milhões novas ações ordinárias.
Com o fechamento do acordo, o Grupo Carrefour Brasil se consolida como líder do setor, com market share mais do que o dobro do segundo player e com uma cobertura em todas as regiões brasileiras.
“Serão mais de 150.000 colaboradores e 1.000 pontos de vendas, reforçando a complementaridade geográfica, um dos pontos centrais dessa transação”, afirma David Murciano, diretor de relações com investidores da companhia.
Nova estrutura
Segundo o Atacadão, o acordo prevê uma nova composição para o conselho de administração da companhia, que passará a contar com 13 membros efetivos, sendo 3 independentes, além de aprimorar as regras referentes aos comitês estatutários e alterar o prazo de vigência do acordo existente.
A eleição dos novos membros para o conselho e as alterações ao estatuto social da companhia para adaptá-lo ao novo modelo de governança serão deliberados em Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
A companhia recebeu cartas de renúncia dos conselheiros Edouard de Chavagnac, Marc-Olivier Rochu, Luiz Fernando Fleury (membro independente) e Marcelo Lacerda (membro independente), cuja eficácia está condicionada à eleição dos novos conselheiros na AGE.
Caso as alterações sejam aprovadas, o conselho passará a contar com a seguinte composição: Alexandre Bompard (presidente); Abilio Diniz (vice-presidente); Matthieu Malige; Laurent Vallée; Jérôme Nanty; Claire du Payrat; Elodie Perthuisot; Stéphane Maquaire; Eduardo Rossi; Patrice Etlin; Claudia Almeida e Silva (membro independente); Vânia Neves (membro independente); e cargo vago (membro independente).
Veja o comunicado do Carrefour: