Economia

Carrefour (CRFB3), Assaí (ASAI3) e mais: A tática dos supermercadistas para o consumidor gastar menos e impulsionar os lucros

17 maio 2023, 12:49 - atualizado em 17 maio 2023, 12:49
Supermercadistas
Supermercadistas estão apostando em produtos de marca própria (Imagem: Instagram/Carrefour)

Com a alta nos impostos, 21 de 30 supermercadistas utilizam uma estratégia em comum para aumentar a rentabilidade, conforme estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a NielsenIQ.

O levantamento revelou que os supermercados estão apostando em marcas próprias para impulsionar o faturamento, e garantindo, ainda, a economia do consumidor.

Um bom exemplo disso é o Carrefour (CRFB3), que teve os produtos de marca própria chegando a um pico. Conforme pesquisa da própria empresa, de janeiro a dezembro de 2021, esses itens representaram 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos próprios.

Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, explica que os produtos de marca própria são o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço acessível.

“Tudo passa por uma análise profunda de controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, para chegar às gôndolas e oferecer o melhor ao cliente, e 20% mais em conta do que os demais”, pontua Sá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercadistas fidelizam clientes

O especialista da Amicci destaca que, cada vez mais, os clientes estão mais exigentes. Por esse motivo, é importante encontrar soluções para encher o carrinho sem investir apenas em líderes de mercado.

Conforme Sá, além do investimento em qualidade, o design dos produtos também é um pilar importante. Na visão dele, as empresas que querem se manter no topo precisam continuar entendendo o que o público deseja consumir e se adequar.

Sá destacou um produto do próprio Carrefour que, com ajuda da Amicci, se tornou um dos sucessos na categoria. Trata-se da bebida láctea Avengers.

“Esse é só um dos itens de destaques no portfólio, mas deve ser mencionado, porque traz uma embalagem especial licenciada da Marvel e atende aos critérios de saúde tanto do varejista quanto da Disney”, finaliza.

A Amicci foi responsável por desenvolver o portfólio de nove dos varejistas que compõem o ranking. O levantamento mostrou ainda o faturamento das companhias em 2022.

Confira o Top 10 do ranking:

Empresa Faturamento
Carrefour (CRFB3) R$ 108 bi
Assaí Atacadista (ASAI3) R$ 59 bi
Grupo Mateus (GMAT3) R$ 24 bi
GPA (PCAR3) R$ 18 bi
Supermercados BH R$ 14 bi
Grupo Muffato R$ 12 bi
Grupo Pereira R$ 11 bi
Cencosud S.A R$ 11 bi
Mart Minas & Dom Atacadista R$ 8 bi
DMA Distribuidora S/A R$ 7 bi