Carrefour (CRFB3), Assaí (ASAI3) e mais: A tática dos supermercadistas para o consumidor gastar menos e impulsionar os lucros
Com a alta nos impostos, 21 de 30 supermercadistas utilizam uma estratégia em comum para aumentar a rentabilidade, conforme estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a NielsenIQ.
O levantamento revelou que os supermercados estão apostando em marcas próprias para impulsionar o faturamento, e garantindo, ainda, a economia do consumidor.
Um bom exemplo disso é o Carrefour (CRFB3), que teve os produtos de marca própria chegando a um pico. Conforme pesquisa da própria empresa, de janeiro a dezembro de 2021, esses itens representaram 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos próprios.
Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, explica que os produtos de marca própria são o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço acessível.
“Tudo passa por uma análise profunda de controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, para chegar às gôndolas e oferecer o melhor ao cliente, e 20% mais em conta do que os demais”, pontua Sá.
Supermercadistas fidelizam clientes
O especialista da Amicci destaca que, cada vez mais, os clientes estão mais exigentes. Por esse motivo, é importante encontrar soluções para encher o carrinho sem investir apenas em líderes de mercado.
Conforme Sá, além do investimento em qualidade, o design dos produtos também é um pilar importante. Na visão dele, as empresas que querem se manter no topo precisam continuar entendendo o que o público deseja consumir e se adequar.
Sá destacou um produto do próprio Carrefour que, com ajuda da Amicci, se tornou um dos sucessos na categoria. Trata-se da bebida láctea Avengers.
“Esse é só um dos itens de destaques no portfólio, mas deve ser mencionado, porque traz uma embalagem especial licenciada da Marvel e atende aos critérios de saúde tanto do varejista quanto da Disney”, finaliza.
A Amicci foi responsável por desenvolver o portfólio de nove dos varejistas que compõem o ranking. O levantamento mostrou ainda o faturamento das companhias em 2022.
Confira o Top 10 do ranking:
Empresa | Faturamento |
---|---|
Carrefour (CRFB3) | R$ 108 bi |
Assaí Atacadista (ASAI3) | R$ 59 bi |
Grupo Mateus (GMAT3) | R$ 24 bi |
GPA (PCAR3) | R$ 18 bi |
Supermercados BH | R$ 14 bi |
Grupo Muffato | R$ 12 bi |
Grupo Pereira | R$ 11 bi |
Cencosud S.A | R$ 11 bi |
Mart Minas & Dom Atacadista | R$ 8 bi |
DMA Distribuidora S/A | R$ 7 bi |