Carrefour (CRFB3), Assaí (ASAI3) e mais: A estratégia do varejo para driblar os impostos e impulsionar os lucros
Os supermercados vendem milhares de produtos, com cada item tendo um sistema de tributação. Três pontos compõem os preços desses produtos, sendo: a soma de custos, margem e impostos.
Por exemplo, um refrigerante de lata e um refrigerante de garrafa podem ter tributos completamente diferentes.
Quem diz isso é Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci. Ele explica que nuances como essas fazem com que empresas paguem valores mais altos do que deveriam em impostos – ou que se encontrem em uma situação irregular, caso a contribuição seja incompleta.
O resultado disso são produtos mais caros, segundo Sá. O especialista destaca que algumas companhias até preveem verbas para pagamento de multas e repassam aos consumidores, por meio do aumento de preço dos itens.
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Varejo: como driblar?
De 30, 21 supermercadistas utilizam uma estratégia em comum para aumentar a rentabilidade e também driblar as altas cargas tributárias, conforme estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a NielsenIQ.
O levantamento revelou que os supermercados estão apostando em marcas próprias para impulsionar o faturamento, e garantindo, ainda, a economia do consumidor.
Um bom exemplo disso é o Carrefour (CRFB3), que teve os produtos de marca própria chegando a um pico. Conforme pesquisa da própria empresa, de janeiro a dezembro de 2021, itens próprios representaram 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos próprios.
O especialista da Amicci avalia que os produtos de marca própria são o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço acessível.
“Tudo passa por uma análise profunda de controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, para chegar às gôndolas e oferecer o melhor ao cliente, e 20% mais em conta do que os demais”.
A Amicci listou o faturamento das companhias em 2022, tendo sido responsável por desenvolver o portfólio próprio de nove varejistas. Confira:
Empresa | Faturamento |
---|---|
Carrefour (CRFB3) | R$ 108 bi |
Assaí Atacadista (ASAI3) | R$ 59 bi |
Grupo Mateus (GMAT3) | R$ 24 bi |
GPA (PCAR3) | R$ 18 bi |
Supermercados BH | R$ 14 bi |
Grupo Muffato | R$ 12 bi |
Grupo Pereira | R$ 11 bi |
Cencosud S.A | R$ 11 bi |
Mart Minas & Dom Atacadista | R$ 8 bi |
DMA Distribuidora S/A | R$ 7 bi |