Carrefour Brasil (CRFB3) vende menos no 3T23; varejista levanta motivos
As vendas totais do Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) atingiram R$ 28,2 bilhões no terceiro trimestre de 2023, queda de 3,9% sobre o mesmo período do ano passado, mostra a prévia operacional divulgada nesta terça-feira (24).
A varejista do segmento alimentício explica que as vendas do período foram impactadas pela deflação alimentar (-3%), além da pressão de volumes.
“O terceiro trimestre de 2023 foi marcado pela contínua deflação de alimentos, especialmente em commodities, impactando tanto as vendas (como resultado de preços mais baixos) quanto os volumes, à medida que continuamos a ver clientes B2B (Business to Business) desestocando, principalmente no início do trimestre, e comprando em padrões mais fracionados, resultando em menor ticket médio e maior número de tickets”, comenta.
- Dividendos da Petrobras estão em risco? Entenda no Giro do Mercado por que uma notícia assustou o mercado e fez as ações da petroleira despencarem na segunda-feira (24); clique aqui e assista!
A divisão Atacadão registrou uma contração de 2,7% na linha, enquanto o Carrefour Varejo, excluindo a gasolina, recuou 7,7%. Por outro lado, as operações do Sam’s Club apontaram crescimento LfL (vendas mesmas lojas) de 2%.
Dentro de Cash & Carry, no entanto, o Carrefour destaca que as antigas lojas do Grupo Big que foram convertidas em lojas Atacadão tiveram um sólido crescimento LfL de 22,2% no terceiro trimestre.
O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 15,1 bilhões, avanço de 13,1% em base anual, com a companhia conseguindo captar novos clientes em lojas recentemente convertidas.
O GMV (volume bruto de mercadorias) do e-commerce atingiu R$ 2,5 bilhões, representando 9,2% das vendas. O marco representa um salto de quase 50% em relação ao terceiro trimestre de 2022.
O impulso veio principalmente da categoria 1P alimentar, que subiu 116,7% ano a ano.
No terceiro trimestre, o Carrefour inaugurou três novas lojas Cash & Carry nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de três novas lojas Carrefour Express, também em São Paulo.
O grupo opera atualmente 1.190 lojas com área total de vendas de 3.326.435 m².