CRFB3: Carrefour propõe fechamento de capital do Atacadão no Brasil; veja detalhes da proposta
![carrefour](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/07/carrefour-.jpg)
A rede francesa Carrefour S.A. avalia uma aquisição da totalidade de sua subsidiária brasileira Atacadão (CRFB3) — também conhecida como Carrefour Brasil —, conforme informou a companhia brasileira em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça (11).
Para isso, a controladora quer transformar o Atacadão em uma subsidiária integral, tendo assim 100% do capital da empresa brasileira. Hoje, a holding possui uma participação próxima de 70% da varejista, segundo dados que constam na página da B3.
A operação prevê o fechamento do capital do Carrefour Brasil, que ficaria apto a emitir somente títulos de dívida, como debêntures, por exemplo.
- LEIA TAMBÉM: BTG Pactual divulga carteira recomendada de ações para fevereiro; entre as indicações, estão os papéis da Equatorial e Copel
De acordo com o documento, a potencial transação implica em uma série de passos. O primeiro deles é a incorporação da totalidade das ações de emissão do Atacadão em uma sociedade brasileira detida integralmente pela controladora. O Carrefour Brasil será incorporado por essa nova empresa e deixa de existir como entidade independente.
O próximo passo envolve uma troca de ações, quando os acionistas do Atacadão recebem as denominadas “ações resgatáveis” da nova empresa, chamada no comunicado de MergerSub , podendo ser da categoria A, B ou C.
Feito isso, a MergerSub resgata todas as “ações resgatáveis”, pagando os valores definidos para as ações conforme as classes, levando assim a saída dos acionistas minoritários da empresa. A escolha da classe ficará a critério de cada acionista, durante o período de opção após a aprovação da potencial transação.
Como se dará a relação de troca dos acionistas do Carrefour?
A relação de troca proposta pelo acionista controlador para o resgate das ações resgatáveis será da seguinte forma:
- a ação classe A será resgatada mediante pagamento em dinheiro ao seu titular de R$ 7,70;
- a classe B será resgatada mediante duas opções: a entrega de (a) 0,045 ação ordinárias de emissão do Carrefour S.A (CSA), que são negociadas na Bolsa de Valores de Paris; ou (b) 0,045 BDR do CSA emitido no contexto da transação por meio de um programa de BDR patrocinado Nível. Juntamente com essa troca de ações, o acionista receberá pagamento em dinheiro de R$ 3,85;
- uma ação classe C será será trocada por 0,09 ação da CSA ou 0,09 BDR patrocinado.
A relação de troca de ações e os demais termos e condições da potencial transação estão sendo negociados com o acionista controlador, diz o Atacadão.
“Na hipótese de conclusão satisfatória dessas negociações, um contrato de incorporação de ações refletindo os termos e condições da transação serão assinados e a assembleia-geral de acionistas será convocada para deliberar sobre a potencial transação”.