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Carnê gostoso? Influenciadores podem alavancar volta do varejo, explica Mari Sarto

07 ago 2022, 13:38 - atualizado em 07 ago 2022, 13:38
Magazine Luiza
Retomada do varejo no Brasil ainda segue como dúvida em 2022. Veja as alternativas para os lojistas. (Imagem: Divulgação)

Com a retomada tímida da economia neste momento de saída da pandemia, o varejo ainda não experimentou seu melhor momento. Mas, até que o “carnê gostoso” da Luiza Trajano chamando consumidores de volta para o Magazine Luiza (MGLU3) surtiu algum efeito nas ações da varejista.

A expectativa é que as vendas sejam aquecidas nas compras para o Dia dos Pais e para o Dia das Crianças, entretanto, serão maiores para o Natal, com o incremento do 13º salário.

Até o final do ano, muitos varejistas vão ter que continuar se virando para fechar os próximos meses no azul e não fechar as portas de vez. Quem tem estoque parado não pode nem pensar em fazer novas compras para o dinheiro não estagnar.

O jeito é arrumar uma estratégia de venda que dê resultado. As promoções são um dos melhores atrativos para os lojistas. Grandes descontos fazem o consumidor comprar mais, e se forem bem divulgados podem esgotar o estoque em pouco tempo.

A publicidade na televisão, nas rádios e na própria internet pode dar uma ajudinha, mas, atualmente, nada tem sido tão efetivo quanto a divulgação de influenciadores digitais.

Segundo Mariella Sarto, influenciadora fashion, “muitas pessoas acompanham as redes sociais dos influenciadores para ficarem sabendo de tudo, inclusive de promoções, vouchers, cupons de descontos.
Dessa forma, os comércios podem fazer parcerias e diminuir o estoque que está parado”.

Alternativa

A alternativa pode ser a válvula de escape para grandes e pequenos varejistas, uma vez que a vasta opção de influenciadores também oferta todo tipo de acordo, desde permutas até negociações milionárias.

Para não errar na hora da escolha, é preciso optar por alguém que atenda cada aspecto da demanda.

Para pequenos lojistas, uma boa alternativa é contratar influenciadores da cidade, já que o custo será mais acessível e os influenciadores, muitas vezes serão mais conhecidos.

“É bom escolher alguém que trabalhe com algo similar ao ofertado. Se o comércio vende roupas, o ideal é escolher uma influencer fashion. Se for carro, é preferível optar por alguém que fale e entenda do assunto para ter um retorno maior”, explica Mari.

As parcerias fixas são uma forma de sempre atualizar o público em relação às novidades. A divulgação pode ser feita pela página da loja e do influenciador, o que também vai tornar o comércio mais conhecido. O ideal é que a publicação fique bem dinâmica e interessante.

“Em geral as pessoas não gostam de vídeos muito longos, porque perdem o interesse rápido. Então, apostem no Reels, que o resultado será bom. Se a parceria acontecer em uma Live, através de um sorteio, por exemplo, não enrolem muito para que as pessoas permaneçam na transmissão até o final”, detalha a influenciadora.

Para quem ainda não experimentou o recurso, vale a pena tentar, porque os influenciadores chegam muito perto de seus públicos alvos e não é por acaso que recebem o nome de influenciadores digitais.

Mais de 50% das pessoas que seguem alguém nas redes sociais já foram influenciados em algum momento a realizar uma compra ou adotar um determinado comportamento. Para melhorar o resultado no varejo, basta fazer as escolhas certas e começar o quanto antes.

“Depois de escolher influenciadores que tem a ver com o produto, é preciso ter um planejamento, por mais simples que seja, aproveitar todas as datas comemorativas, inclusive as municipais, ficar atento aos resultados e dar continuidade para o público se acostumar com a estratégia. Se começar hoje, colherá bons frutos até o fim do ano”, finaliza a influenciadora.

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