Carne bovina: Rússia retira restrições à importação após caso atípico de ‘vaca louca’
A Rússia retirou as restrições à importação de carne bovina brasileira. O anúncio foi feito pelo governo federal, que recebeu a notícia nesta sexta-feira (7) “com satisfação”.
O embargo russo ocorreu em 1º de março após o caso de “vaca louca” no estado do Pará, que se mostrou ser isolado e atípico. Com isso, o anúncio de Moscou soma-se à recente reabertura do mercado às carnes brasileiras feito pelas Filipinas e pela China.
Assim, a reabertura representa “plena normalização” do comércio do produto com esses países, afirma o governo brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio de sua rede de embaixadas, e em conjunto com as instâncias do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), segue atuando para evitar fechamentos indevidos de mercados.
Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram US$ 165 milhões, o equivalente a 24 mil toneladas do produto. Já as Filipinas são o sexto destino das exportações de carne bovina do Brasil, somando US$ 275 milhões em 2022 ou 61 mil toneladas.