Carne bovina: Preços no atacado atingem menor patamar desde 2020 na 1ª quinzena de junho
Os preços da carne bovina apresentaram queda nos primeiros quinzes dias de junho no mercado atacadista da Grande São Paulo, em função da maior oferta de animais para abate.
No período, os valores chegaram a operar a R$ 17,08/kg no início deste mês, menor patamar desde o fim de dezembro de 2020, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)
No entanto, as cotações da carne passaram a reagir nesta segunda quinzena, cenário atípico para o período, e a carne já opera em torno de R$ 17,30/kg nesta semana.
Segundo agentes consultados pelo Cepea, o movimento de alta está atrelado a ajustes de estoques na indústria e no varejo. Além disso, as exportações de carne bovina em ritmo intenso também tenderiam a reduzir a disponibilidade interna da carne
- O Banco Central jogou um balde de água fria em quem esperava sinais de corte na Selic nas próximas reuniões. E agora? Assista ao Giro do Mercado de hoje (22) clicando aqui e saiba o que fazer com os seus investimentos. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Oferta e demanda do boi
Como você viu no “De olho no boi” da semana passada, os preços da arroba do boi gordo têm retomado bons índices a partir dessa segunda metade de junho que marca o segundo semestre de 2023, após seis primeiros meses de muita pressão.
“Os preços da arroba avançaram na comparação com a semana passada, ou seja, já existe uma recuperação dos preços do boi gordo no mercado interno. Isso acontece após o mercado reduzir a quantidade de animais ofertados no Brasil”, explica Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado