Carnaval, Wall Street em queda, balanços dos bancões e outros destaques que agitam o mercado hoje
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Já é Carnaval. Incontestavelmente, a festa que antes durava apenas uma semana em fevereiro já tomou o mês todo, com direito a pré-carnaval, pós-carnaval — e, para os resilientes festeiros, pós-pós-carnaval (um esquenta para o próximo, dizem os foliões).
Há quem vá se aventurar pelos bloquinhos, bares, e outras festas públicas e privadas que pipocam por aí. Outros (eu incluso) preferem aproveitar o tempo para colocar a lista de filmes e livros em dia. Tem carnaval para todos os gostos, convenhamos.
E pelo toque do tambor, pelo ronco da cuíca e pelo choro do cavaco, os mercados financeiros globais amanheceram com a mesma dualidade. Em outras palavras, as bolsas internacionais começaram o dia sem um único sinal.
As dúvidas sobre a retomada da economia chinesa permanecem no radar dos investidores, ao mesmo tempo em que o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, deu sinais de que deve manter os juros elevados por mais tempo do que o desejado pelo mercado.
Em entrevista ao programa ‘60 Minutes’, o presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou que o banco central norte-americano só cortará os juros quando estiver confiante de que a inflação caminha realmente para a meta de 2% ao ano.
Enquanto isso, os investidores digerem hoje uma série de indicadores de atividade econômica, os PMIs, como são chamados, das principais economias do planeta.
Por aqui, o Congresso retoma os trabalhos em meio a publicação de balanços trimestrais do Itaú e do BTG. Vale lembrar que a greve de servidores do BC adiou a publicação do Boletim Focus de hoje para amanhã.
O que você precisa saber hoje
AÇÃO DO MÊS
Petrobras (PETR4) é a ação mais indicada (de novo) para investir em fevereiro; confira outros cinco papéis favoritos nas carteiras recomendadas de 11 analistas. Apoiada pela valorização do petróleo, os papéis da petroleira driblaram a aversão ao risco na bolsa brasileira no primeiro mês do ano.
BALANÇO
BTG Pactual (BPAC11) tem lucro 61% maior no 4T23 e supera (de novo) as projeções. O banco tem lucro recorde de R$ 2,847 bilhões e rentabilidade de 23,4% no quarto trimestre de 2023; veja os principais números.
A CONTA DO ‘FIM DA FARRA’
Mudança nas regras de LCI, LCA, CRI e CRA deve pesar mais para pessoas físicas; fundos imobiliários podem ‘passar ilesos’. As novas regras miram em impedir casos emblemáticos como o do Burger King, que utilizou um CRA para financiar a compra de carne dos hambúrgueres, mas devem acabar acertando também empresas que de fato fazem parte da cadeia agro ou imobiliária.
CÉU AZUL
Após recuperação judicial da Gol (GOLL4), socorro à aéreas será fechado com Fazenda após carnaval, diz ministro. O pacote de crédito para socorrer o setor deve ser financiado, em maior parte, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: Inflação e ata do Copom são destaques locais; exterior acompanha discursos de autoridades monetárias. Além disso, outros indicadores fundamentais incluem o relatório mensal do Banco Central Europeu (BCE) e as reservas cambiais da China.