Finanças Pessoais

Carnaval: Teve o celular ou cartão roubados? Veja o que fazer e quais são seus direitos

02 mar 2025, 12:00 - atualizado em 20 fev 2025, 14:50
carnaval
Veja o que fazer caso tenha sofrido com golpes de cartão de crédito, Pix ou perdido o celular durante o Carnaval. (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O Carnaval é um momento de festa. Mas é inevitável que furtos aconteçam durante os momentos de folia. Só nesses últimos dias, já foram registrados aumentos de roubos de celulares e cartões de crédito.

E esse tipo de situação pode gerar uma bela de uma dor de cabeça. Veja o que fazer caso tenha sofrido com golpes de cartão de crédito, Pix ou perdido o celular durante o Carnaval.

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Veja o que fazer se você teve o celular ou o cartão de crédito roubados

Cartão de crédito

Assim que sentir falta do cartão, entre em contato com o banco para pedir o bloqueio e cancelamento do mesmo — não se esqueça de pedir ao atendente um comprovante da solicitação de bloqueio, dessa forma fica mais fácil questionar eventuais compras feitas com o cartão.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem uma lista com os números de atendimento das instituições financeiras aqui.

Caso ele seja de aproximação, peça também para que a função seja desativada ou faça isso pelo aplicativo do banco. As compras feitas após o roubo do cartão devem ter o valor estornado.

Depois disso, faça um boletim de ocorrência. A polícia já permite fazer o BO de forma online, em casos de furtos. Encaminhe cópias do boletim para o banco e também para o SPC e a Serasa.

Pix

No caso do Pix, a regra é a mesma do cartão de crédito: o primeiro a ser avisado tem que ser o banco, depois você faz o boletim de ocorrência informando a chave Pix que foi utilizada.

Não é possível cancelar um envio de PIX, mas você pode pedir o ressarcimento da transação e também fazer um bloqueio preventivo. O prazo para a solicitação desse bloqueio é de 30 minutos (das 6h às 20h) a uma hora (nos demais horários). Com isso, o fica retido por até 72 horas.

Celular

Ao ter o celular roubado, entre na sua conta do Google ou Apple para bloquear o aparelho. Caso você tenha o aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo no final do ano passado, também pode solicitar o bloqueio por lá.

Feito isso, entre em contato com o seu banco para informar o roubo. Dessa forma, a instituição pode monitorar movimentações suspeitas na sua conta e estornar o valor de compras feitas após o roubo. Por fim, faça um boletim de ocorrência.

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.