Carnaval: Teve o celular ou cartão roubados? Veja o que fazer e quais são seus direitos
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O Carnaval é um momento de festa. Mas é inevitável que furtos aconteçam durante os momentos de folia. Só nesses últimos dias, já foram registrados aumentos de roubos de celulares e cartões de crédito.
E esse tipo de situação pode gerar uma bela de uma dor de cabeça. Veja o que fazer caso tenha sofrido com golpes de cartão de crédito, Pix ou perdido o celular durante o Carnaval.
Veja o que fazer se você teve o celular ou o cartão de crédito roubados
Cartão de crédito
Assim que sentir falta do cartão, entre em contato com o banco para pedir o bloqueio e cancelamento do mesmo — não se esqueça de pedir ao atendente um comprovante da solicitação de bloqueio, dessa forma fica mais fácil questionar eventuais compras feitas com o cartão.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem uma lista com os números de atendimento das instituições financeiras aqui.
Caso ele seja de aproximação, peça também para que a função seja desativada ou faça isso pelo aplicativo do banco. As compras feitas após o roubo do cartão devem ter o valor estornado.
Depois disso, faça um boletim de ocorrência. A polícia já permite fazer o BO de forma online, em casos de furtos. Encaminhe cópias do boletim para o banco e também para o SPC e a Serasa.
Pix
No caso do Pix, a regra é a mesma do cartão de crédito: o primeiro a ser avisado tem que ser o banco, depois você faz o boletim de ocorrência informando a chave Pix que foi utilizada.
Não é possível cancelar um envio de PIX, mas você pode pedir o ressarcimento da transação e também fazer um bloqueio preventivo. O prazo para a solicitação desse bloqueio é de 30 minutos (das 6h às 20h) a uma hora (nos demais horários). Com isso, o fica retido por até 72 horas.
Celular
Ao ter o celular roubado, entre na sua conta do Google ou Apple para bloquear o aparelho. Caso você tenha o aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo no final do ano passado, também pode solicitar o bloqueio por lá.
Feito isso, entre em contato com o seu banco para informar o roubo. Dessa forma, a instituição pode monitorar movimentações suspeitas na sua conta e estornar o valor de compras feitas após o roubo. Por fim, faça um boletim de ocorrência.