Carnaval Rio de Janeiro: Saiba onde acompanhar e os critérios de apuração dos desfiles
As escolas de samba do Rio de Janeiro desfilaram ao longo das noites de domingo (19) e segunda-feira (20), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Nesta quarta-feira (22), a campeã do Carnaval 2023 do Rio será consagrada.
A apuração em São Paulo ocorreu na tarde de terça-feira (21), tendo pela 11º vez a Mocidade Alegre como vencedora.
Para a definição da escola campeã, são avaliados os seguintes critérios, segundo a LigaSP e a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba):
- Bateria
- Samba-enredo
- Harmonia
- Evolução
- Enredo
- Alegorias (e Adereços, no Rio de Janeiro)
- Fantasias
- Comissão de Frente
- Mestre-sala e porta-bandeira
Vale destacar que a última escola colocada sai do Grupo Especial de Carnaval e passa a competir no Grupo de Acesso em 2024 (como uma Série B ou C do campeonato das escolas de samba).
Como irá funcionar a apuração das escolas do Rio de Janeiro
No Carnaval 2023, houve uma mudança no regulamento, em que a Liesa reduziu o número de jurados. Anteriormente, eram cinco para cada um dos critérios. Agora, são apenas quatro julgadores para cada um.
A mudança deve acelerar a divulgação da escola campeã, visto que passarão a ter 432 notas e não mais 520.
Na avaliação, os jurados devem conceder uma nota entre 9 e 10, podendo fracioná-la. Sempre que a nota máxima não for concedida, é preciso justificar, apontando especificamente onde e quando viu a falha.
Onde assistir
A Globo tem os direitos de transmissão do Carnaval 2023, com uma cobertura que abrange as diferentes plataformas do Grupo. A TV Globo e o G1 irão transmitir ao vivo a definição do Carnaval no Rio de Janeiro, com a possibilidade de acompanhar também pela plataforma de streaming, o Globoplay.
A apuração das notas está prevista para iniciar às 16h, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. Por volta das 12h, ocorrerá o sorteio da ordem dos quesitos, em que o último lido define o critério de desempate.
Doze escolas de samba passaram pela Sapucaí nos dois dias de desfile. Em 2022, pela primeira vez a campeã foi a Grande Rio.