Carnaval 2023: Veja como vai funcionar a segurança em São Paulo e no Rio de Janeiro
O Carnaval 2023 começa neste fim de semana, e se estende até a próxima terça-feira (21). É a primeira comemoração totalmente liberada desde o início da pandemia de Covid-19.
Com isso, as maiores metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de janeiro, estão investindo no quesito segurança para os foliões que pretendem sair às ruas neste período.
O governo do Estado de São Paulo informou que a folia irá contar com 80 torres de patrulhamento da Polícia Militar nos trajetos.
Para os dias de Carnaval, serão instalados 100 mil gradis, que somam 240 km lineares, além de 48 km de tapumes. A quantidade de gradis para proteção dos foliões é suficiente para fazer o trajeto ida e volta entre as cidades de São Paulo e Campinas.
“Em todos os percursos serão colocados tapumes e postos médicos para que os foliões tenham segurança. Seja para um bloco com 2 mil pessoas no Ibirapuera, um dos mais tradicionais da cidade, como para um de 200 a 500 foliões, a capital está organizada”, disse o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.
Carnaval 2023: Segurança no Rio de Janeiro
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, disse que o cerco prévio que a Polícia Militar faz tem sido fundamental para a segurança de quem vai se divertir, e que isso fez toda a diferença no Réveillon de Copacabana em 2022.
A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o Carnaval deste ano vai contar com o emprego de quatro mil agentes.
Desse total, 1.080 guardas municipais atuarão exclusivamente nas ações de trânsito. Também haverá bloqueios no entorno da Passarela do Samba e ações para o deslocamento dos carros alegóricos, com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito.
Nesta sexta-feira (17), a SEOP já começou com a Operação Carnaval 2023, contando com as equipes da Subsecretaria de Fiscalização e Coordenadoria de Controle Urbano para fiscalizar ambulantes ilegais e fixos no entorno da Sapucaí.
A GM vai realizar ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito. Além disso, as equipes ficarão na área externa e interna do Sambódromo, para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões. A guarda municipal também prestará auxílio em situações de emergência.
Como se proteger na folia?
Independente de onde você esteja comemorando o Carnaval este ano, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) listou 10 dicas para aproveitar as festividades com segurança. São elas:
- Proteja seu cartão e celular e não os guardem soltos em bolsos;
- Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo;
- Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor;
- Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando;
- Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso;
- Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco;
- Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu;
- Mantenha o seu celular sempre protegido em situações de aglomerações. Em bloquinhos de carnaval, há possibilidades de furto do aparelho;
- A senha deve ser única para acesso ao banco. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos. Ative o bloqueio automático de tela;
- Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.