Carnaval 2023: Saiba onde assistir e os horários de apuração dos desfiles
As escolas de samba de Carnaval participaram de uma programação intensa nos últimos três dias, com diversas escolas desfilando ao longo das noites.
O momento da apuração dos desfiles acontece entre hoje e amanhã nas principais cidades do país.
Segundo a LigaSP e a Liesa, as escolas de samba tem seus desfiles de Carnaval avaliados nos seguintes critérios:
- Bateria
- Samba-enredo
- Harmonia
- Evolução
- Enredo
- Alegorias (e Adereços, no Rio de Janeiro)
- Fantasias
- Comissão de Frente
- Mestre-sala e porta-bandeira
Entenda a apuração no Rio de Janeiro
A Unidos do Viradouro fechou a festa do Carnaval 2023 no Sambódromo do Sapucaí nesta madrugada.
Na próxima quarta-feira (22), a partir das 15h, começa a apuração dos desfiles, com o objetivo de consagrar a campeã deste ano.
A última escola colocada sai do Grupo Especial de Carnaval e passa a competir no Grupo de Acesso em 2024 (como uma Série B ou C do campeonato das escolas de samba).
Entenda a apuração em São Paulo
A Dragões da Real encerrou os desfiles do Grupo Especial de Carnaval em São Paulo, com a participação encerrando na madrugada da segunda-feira (19).
A apuração na capital paulista começa nesta terça-feira (21), a partir das 16h, para definir a escola vencedora de 2023.
As duas últimas colocadas na classificação deixam o Grupo Especial e passam a desfilar pelo Grupo de Acesso no próximo ano.
Onde assistir
A transmissão do Carnaval estará nas mãos da Rede Globo, que se comprometeu em fazer uma cobertura multiplataforma. Os desfiles serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, pelo portal G1 e pelo Globoplay.
A Globo enfrenta dificuldades para conseguir patrocínio para transmitir os desfiles de Carnaval deste ano.
Isso porque apenas uma marca fechou patrocínio com a emissora de TV, segundo o UOL. A Brahma foi a responsável por comprar a única cota de patrocínio do evento, em uma renovação de contrato que está vigente desde 2021.
Saiba mais! GOVERNO LULA E BANCO CENTRAL: UMA BRIGA QUE IMPACTA A INFLAÇÃO DO BRASIL?