Carnaval

Carnaval 2023: Como não ser roubado na folia? Veja dicas para se proteger de furtos e golpes com cartão

10 fev 2023, 10:58 - atualizado em 10 fev 2023, 13:10
Carnaval 2023
Carnaval 2023: O Procon-SP estabeleceu uma lista de dicas para quem deseja aproveitar a folia evitando problemas com o cartão (Imagem: Ag. Brasil/Fernando Maia)

Carnaval 2023 está chegando e os mais animados já estão aproveitando o pré-Carnaval, marcado para este final de semana.

Aqueles que estão planejando sair às ruas nos dias de folia precisam ficar atentos, pois o Carnaval é conhecido pelos roubos de celulares e furtos em geral. Além destes crimes, a fundação Procon-SP lembra que os foliões devem tomar cuidado com golpes envolvendo cartão de crédito e débito.

Veja dicas da fundação para quem deseja aproveitar o Carnaval sem dores de cabeça por causa de golpes.

Carnaval 2023: Como proteger meu cartão?

O Procon-SP recomenda não utilizar maquininhas que estejam com o visor quebrado, ou que não permitam a leitura dos dados. A outra dica parece óbvia, mas no fim, é muito valiosa: não perca o cartão de vista, a recomendação da fundação é que o cartão seja manuseado pelo seu dono, na inserção e retirada, e o mesmo vale no caso de cartão por aproximação.

Também é importante confirmar o valor da compra antes de finalizar a transação, além de checar os valores nos comprovantes e se o cartão devolvido é realmente o seu.

No momento de digitar a senha, verifique se os números estão aparecendo na tela da maquininha, pois isso não pode e não deve acontecer.

Para os esquecidos, a dica é memorizar a senha do cartão, e não levá-la junto do mesmo. Também é importante ter em mãos uma relação de números de telefone, para comunicação de roubo ou extravio do cartão.

Cartão por aproximação

O Procon-SP recomenda que os consumidores desativem a função de pagamento por aproximação. Caso não consiga, a recomendação é de guardar o cartão em um lugar seguro, que não fique longe de vista.

O bolso de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo, não são opções para guardar itens importantes, sobretudo em aglomerações.

O Procon-SP também informa que os bancos só devem habilitar a função com autorização do consumidor, assim como o limite a ser utilizado deve ser informado.