Carreiras

Carnaval 2022: é uma boa ideia celebrar com colegas de trabalho?

23 fev 2022, 15:48 - atualizado em 23 fev 2022, 16:59
Carnaval
Especialista explica quais são as etiquetas necessárias para pular carnaval com colegas de trabalho (Imagem: Quino Al/Unsplash)

Passamos muito tempo no trabalho e nesse ambiente desenvolvemos amigos e colegas. Mas até onde vão essas relações? Além do conhecido happy hour, as amizades se fortalecem para além dos escritórios. Nesse sentido, é cada vez mais comum grupos de amigos de trabalho passarem momentos de folga e lazer juntos. Com a chegada do carnaval 2022 uma dúvida paira: quais são as etiquetas para pular carnaval com colegas de trabalho? 

Ana Carolina Marques, psicóloga com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Pessoas e líder de Recursos Humanos na Netshow.me, explica que o que determina a etiqueta profissional é o ambiente. Para Ana Carolina a etiqueta se refere ao ambiente e não as pessoas: “Onde vamos pular carnaval? É dentro da empresa? Se é dentro da empresa o que rege são todas as etiquetas profissionais, inclusive o dress code que é uma coisa que a gente precisa se atentar e se preocupar. Qual é o dress code? Não é o do carnaval, é o da empresa”, explica a especialista.

Caso a festa ocorra fora do ambiente da empresa a situação muda, mesmo que seja em um ambiente que você está com seus colegas de trabalho. Marques reforça que o lugar é o mandatário da etiqueta e, em um ambiente de diversão, não faz sentido achar que a etiqueta profissional é mantida.

No caso das confraternizações fora do escritório ou do ambiente de trabalho há, também, um ponto a se levar em conta: como você pretende lidar com as relações desenvolvidas? Para essa questão a especialista propõe outras: faz sentido para você sair com um colega de trabalho para uma festa de carnaval? Vale a pena o risco de tornar uma relação de trabalho tão próxima e íntima em uma festa como o carnaval?

A psicóloga explica que para pensarmos tudo isso precisamos antes entender que o eu profissional e o eu pessoal não são tão distantes como imaginamos. Ana Carolina dá o seguinte exemplo para entendermos essa relação: “eu sou uma pessoa divertida. Eu vou ser uma pessoa divertida em todos os ambientes em que eu estiver, só que é óbvio que no ambiente de trabalho eu vou me conter um pouco mais, mas não vou virar outra pessoa, é só uma dosagem. É como se no trabalho a gente sempre colocasse uma dose menor, mas ainda sou eu, a mesma pessoa”, sintetiza a especialista.

Carnaval
Em festas como a do carnaval o ambiente da festa determina quais serão as etiquetas profissionais necessárias como explica especialista (Imagem: Quinten de Graaf/Unsplash)

Carnaval e trabalho: é indicado passar com colegas?

O que rege a escolha de pular o carnaval com colegas de trabalhos é a autonomia dos colaboradores, mas Ana Coralina define que ela deve ser pautada na consciência. “A pessoa tem que ter consciência que pular carnaval com outros colegas pode implicar em situações que podem ser constrangedoras para você”, explica ela.  Marques ainda acrescenta que a divisão entre as esferas pessoais e profissionais da vida estão cada vez mais fluídas. Nesse sentido, acrescenta ela, que a pandemia da Covid-19 ajudou a acelerar esse processo que já era esperado de se acontecer.

Porém, é importante estabelecer o que é amizade e o que é uma relação de trabalho. Para o trabalho precisa haver limites. “No papel de empresa, eu não tenho amigos nem família”, explica Ana. “No papel da empresa eu estou fazendo o que é melhor para empresa não o que é melhor para o meu amigo”, acrescenta ela. Nesse sentido, os valores pessoais nossos precisam estar alinhados com os valores da empresa, pois no ambiente corporativo o que prevalece são os valores determinados pela organização.  

A especialista também afirma que as atividades fora do escritório podem ajudar a fortalecer as relações profissionais, gerando conexão entre os colegas. Porém, para o carnaval é indicado ter uma relação além da profissional baseada na amizade e na consciência sobre as possibilidades que o evento permite. Assim, discernimento para escolher os ambientes e as companhias são essenciais para chegar na quarta-feira com a reputação e as relações intactas. Com isso, a quarta será de cinzas, mas sua carreira não.  

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar