Cardano: testnet Shelley vai ser lançada em dezembro
Charles Hoskinson, CEO e fundador da Input Output Hong Kong (IOHK), tuitou que a equipe pretende lançar a testnet (rede de testes) da Cardano, Shelley, no dia 9 de dezembro.
A era Shelley apresenta um novo mecanismo de proof-of-stake (“prova de saldo”) e promete descentralizar a rede atual da Cardano ao finalmente permitir que os participantes invistam em cardano (ADA) e operem nós.
Shelley também vai revelar esquemas de delegação e incentivo para “conduzir pools de investimento e adesão pela comunidade”. De acordo com Hoskinson, uma “olhadinha” na rede atual vai estar disponível amanhã, 29, e a equipe de desenvolvimento vai emitir tokens de cardano na nova testnet.
Shelley marca o primeiro desenvolvimento significativo da Cardano desde o lançamento de sua mainnet há mais de dois anos. A fase inicial da Cardano, apelidada de Byron, operava com uma rede centralizada com funcionalidade limitada (os usuários só podiam realizar transferências de token).
A era Shelley é um grande passo para o objetivo de amadurecimento da Cardano e parece que vai se tornar uma viável plataforma de contratos inteligentes.
A testnet da Shelley também vai incentivar, financeiramente, a participação. Os usuários vão receber tokens de ADA ao investirem seus criptoativos já retidos.
As equipes de desenvolvimento da Cardano acreditam que a informação coletada durante o evento da testnet “vai ser importante para criar um mecanismo de incentivo justo e balanceado, que irá certificar uma participação confiável e honesta na rede durante muito tempo no futuro”.