Caramuru tem lucro recorde em 2021 com alta de preços de óleos vegetais e margens
A Caramuru Alimentos registrou lucro líquido recorde em 2021 de 353,9 milhões de reais, um aumento de 59,5% sobre o resultado de 2020, com melhores preços e margens dos óleos vegetais e farelos, informou nesta quarta-feira a principal empresa de capital brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola.
O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebtida) ajustado somou 577 milhões de reais no ano passado, alta de 40,5% na mesma comparação.
“A Caramuru Alimentos obteve em 2021 os melhores resultados financeiros e operacionais de seus 58 anos de história, atingindo números satisfatórios em rentabilidade, originação de grãos, processamento, exportações e faturamento”, disse o CEO da empresa Júlio César da Costa, em nota.
A empresa com presença em quatro Estados, atuando também em biodiesel e na logística de produtos do complexo soja –com investimentos em portos, ferrovias e hidrovias–, disse que obteve receita recorde de 7,6 bilhões de reais no ano passado, com alta de 25,1% sobre o exercício anterior, devido a esforços de agregação de valor ao portfólio, investimentos em inovação e melhores preços dos derivados de soja no mercado internacional.
Em 2021 a Caramuru registrou ainda um dos menores índices de endividamento líquido dos últimos dez anos. O indicador de dívida líquida/Ebitda Ajustado foi 2,3 vezes ao final do quarto trimestre, contra 3,1 vezes no ano anterior.
No âmbito do programa de reestruturação do endividamento, a companhia realizou duas operações de CRA no mercado local, totalizando aproximadamente 555 milhões de reais em captação de novos recursos.