Vacinas

Capital paulista faz Virada da Vacina para imunizar pessoas de 18 a 21

11 ago 2021, 16:05 - atualizado em 11 ago 2021, 16:05
Vacinas
O objetivo é incentivar essa faixa etária a se vacinar para encerrar o calendário de primeira dose para os adultos da cidade de São Paulo (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A prefeitura de São Paulo promove no próximo fim de semana um movimento para vacinar quem tem entre 18 e 21 anos durante 34 horas sem interrupção na rede de vacinação do município.

A Virada da Vacina começa no sábado (14), às 7h, com a vacinação da primeira dose para os jovens de 20 e 21 anos. A partir das 19h, até as 17h de domingo, a imunização estará aberta para público de 18 e 19 anos.

O objetivo é incentivar essa faixa etária a se vacinar para encerrar o calendário de primeira dose para os adultos da cidade de São Paulo. Ao todo, são esperadas 600 mil pessoas nos dois dias.

“Acabamos de anunciar a Virada da Vacina na qual teremos toda a população de 18 a 21 anos vacinada até domingo. Estamos indo nessa reta final da vacinação caminhando para sair da situação mais grave da pandemia. Essa reta final importante sempre foi nosso objetivo na certeza de que a vacinação salvaria muitas vidas. Evidente que a festa será no domingo à noite e na segunda-feira, mas poder anunciar isso hoje e o fato de ter vacina no estoque, saber que a vacina vai estar no braço de todos e que estaremos com o sistema vacinal concluído para essa população é motivo de muita alegria”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Para atender a população, estarão disponíveis das 19h de sábado até as 7h de domingo 14 postos, sendo 13 drive-thrus e um megaposto: Clube Paineiras do Morumbi, Shopping Interlagos, Shopping Jardim Sul, Club Athletico Paulistano, Novartis, Anhembi, Memorial da América Latina, Shopping Anália Francom, Igreja Boas Novas, Cantareira Norte Shopping, Arena Neo Química Corinthians, Mega Vila Maria, Shopping Aricanduva e Megaposto FMU Santo Amaro.

Os outros oito drive-thrus funcionam sábado e domingo, das 8h às 17h: Autódromo de Interlagos, TCM, Parque Villa-Lobos, Clube Atlético Monte Líbano, Hospital Dom Alvarenga, Subprefeitura de M’Boi Mirim, Subprefeitura do Itaim Paulista e Shopping Campo Limpo.

Para tomar a vacina é preciso apresentar um comprovante de residência na capital e um documento pessoal, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O comprovante de endereço pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como Registro Geral (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que seja feito o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento. A SMS reforça ainda que não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico e que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais informações, como o calendário atualizado de vacinação da cidade de São Paulo, os públicos elegíveis no momento, e a lista completa de postos abertos na capital podem ser encontradas na página Vacina Sampa.