CryptoTimes

Capacidade da Lightning Network ultrapassa 1,5 mil BTC

17 jun 2021, 8:50 - atualizado em 17 jun 2021, 8:50
A LN foi criada para solucionar algumas limitações técnicas do blockchain Bitcoin referentes ao custo e à velocidade nas transações (Imagem: Lightning Network)

A capacidade da Lightning Network (ou LN) do Bitcoin ultrapassou 1,5 mil BTC, segundo o painel de dados do The Block, uma quantia equivalente a US$ 61,3 milhões a preços atuais.

A Lightning Network é a principal solução de escalabilidade do protocolo Bitcoin, criada para baratear e acelerar o envio de pequenas quantias de bitcoin.

Geralmente, os pagamentos na rede demoram apenas alguns segundos e as taxas são a partir de apenas 1 satoshi — a menor unidade do bitcoin —, ou cerca de US$ 0,00039, de acordo com 1ML, o explorador de blocos da Lightning.

A rede esteve crescendo em um ritmo acelerado desde janeiro, quando sua capacidade estava baixa, em 1.040 BTC. Isso significa que disparo quase 50% em menos de seis meses após demorar três anos para ultrapassar 1 mil BTC.

O número de nós da rede aumentou para 21.567, segundo o 1ML, apesar de apenas 12.040 deles terem canais que estão on-line e ativos. Pela rede, agora existem mais de 50 mil canais que conectam os nós — “servidores” do protocolo.

A Lightning Network também passou por uma grande exposição nas últimas semanas conforme o governo de El Salvador transforma o bitcoin em uma moeda corrente.

A rede já é popular no país, conforme aplicativos integrados à Lightning, como Strike e Bitcoin Beach, continuam no topo das classificações locais na Google Play Store.

“É só uma questão de tempo” até o Twitter integrar
a Lightning Network, afirma Dorsey