Internacional

Caos em clima global também afeta agricultura na Ásia

30 jul 2019, 15:55 - atualizado em 30 jul 2019, 15:55
A seca também afetou plantações de arroz na Tailândia e na Indonésia e causou estragos nas plantações de cana-de-açúcar e oleaginosas na Índia (Imagem: Dhiraj Singh/Bloomberg)

Em um ano com calor recorde e escaldante na Europa e as chuvas mais fortes das últimas décadas que inundaram partes do Meio-Oeste dos Estados Unidos, a região da Ásia-Pacífico sofre com seu próprio redemoinho de condições meteorológicas extremas.

A seca e as inundações em algumas áreas devastaram os meios de subsistência de milhares de pessoas e danificaram plantações em uma região que produz a maior parte do óleo de palma, borracha natural e arroz do mundo, e mais de um terço do açúcar do mercado global. Enquanto áreas da China tiveram o maior volume de chuvas em quase 60 anos, os níveis de água no Mekong, um dos maiores sistemas fluviais da Ásia, caíram para nível recorde, e áreas do sul da Índia enfrentam uma seca implacável.

“Nos últimos anos, vimos mais seca do que o contrário na região”, disse Donald Keeney, meteorologista agrícola sênior da Maxar, consultoria de meteorologia dos EUA. “Essas condições vão causar um declínio na produção das principais culturas no fim deste ano e no próximo”, disse.

A seca também afetou plantações de arroz na Tailândia e na Indonésia e causou estragos nas plantações de cana-de-açúcar e oleaginosas na Índia.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar