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Direto de Cannes: onde as marcas se expõem

19 jun 2019, 13:55 - atualizado em 19 jun 2019, 14:17
Festival de Cannes é uma janela para as marcas estabelecerem relacionamentos, diz Ricci

Por Giovanna Ricci – Jornalista com expertise em propaganda há mais de uma década em grandes agências

Além das palestras e das premiações, o Festival de Cannes é uma janela para as marcas estabelecerem relacionamentos. Todo ano alguns dos maiores players criam ações para se conectar com quem vem para o festival. São espaços na praia, ativações, até mesmo coquetéis em iates.

Direto de Cannes: Target – diversidade e inclusão

A briga pela atenção não é um privilégio das palestras. Do lado de fora, as marcas se esforçam para criar espaços interessantes e atrair o maior número de pessoas. Bem próximo ao auditório da premiação, havia um estande com ativações do Candy Crush e do Call of Duty. Um mar de balinhas e gostosuras marcava o local. Self service, é claro.

À poucos metros desse estande havia uma promotora entregando brindes: um ventilador que funcionava acoplado ao celular. Ao lado, mais uma ativação. Um carrinho de sorvete oferecia “geladinho de rosé”. Tudo isso na orla da Riviera francesa, sem a menor cerimônia. Continuando a caminhada, encontrei o espaço do Facebook na praia.

Emoldurado pelos mares provençais, comes e bebes gratuitos faziam sucesso entre os passantes. O brinde da vez era um protetor solar. Um pouco mais à frente estava o espaço do Google, que me pareceu maior e mais elaborado. Fui recebida pela pessoa responsável pela área de comunicação, que fez uma visita guiada pelos espaços, explicando as ativações. Telas touchscreen que falavam sobre as senhas comuns entre as pessoas… descobri que sou 90’s, ou seja, tenho a mesma senha desde os tempos do Orkut.

Na área dos sorvetes de casquinha, cuja fila deixava claro a gratuidade, os cardápios em diversos idiomas podiam ser traduzidos facilmente com o uso do aplicativo Lens. E não faltavam atividades, além dos smoothies e dos rosés. O Google ofereceu bonés personalizados para os convidados. Bastavam 30 segundos para ter o seu na cor e na estampa que desejasse. Ao lado uma experiência de inteligência artificial que criava fotos cheias de acessórios. Tudo isso a beira mar.

Para uma marca se destacar, basta saber como usar toda a potência do lugar e ser criativa para gerar interesse e atrair a curiosidade, afirma Ricci (Imagem: Giovanna Ricci)

Para finalizar minha experiência de networking, fui ao coquetel promovido pela Teads em homenagem aos 60 anos da ABA. A gentil presidente da associação, Sandra Martinelli me recebeu e me deixou muito à vontade. Simpática e delicada, apresentava os convidados entre si. Uma verdadeira anfitriã. Um conjunto musical tocava ao vivo enquanto deliciosos e fartos comes e bebes eram servidos para os convidados. Infelizmente não pude me estender, mas a festa me pareceu o lugar certo para quem queria fazer relacionamento.

Cannes mostra-se muito versátil. Traz networking, conteúdo e ainda premia os melhores em criatividade. Para uma marca se destacar, basta saber como usar toda a potência do lugar e ser criativa para gerar interesse e atrair a curiosidade.

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