BusinessTimes

Cannabis em alta: Ações de empresas do setor saltam mais de 20% em poucos dias; veja como investir

10 out 2022, 9:45 - atualizado em 10 out 2022, 9:45
Joe Biden Casa Branca cannabis maconha descriminalização
Reforço: Biden anunciou medidas para descriminalizar consumo de cannabis nos EUA (Imagem: Casa Branca/Adam Schultz)

O mercado de cannabis disparou na última quinta-feira (6) depois do comunicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que dá os primeiros passos para a descriminalização da erva no país.

Embora alguns estados já tenham legalizado o uso da maconha até mesmo de forma recreativa, ela ainda é ilegal em âmbito federal.

Na declaração, Biden afirma que está tomando três medidas para acabar com o que chamou de “abordagem fracassada” do governo com relação à cannabis:

  1. Perdão federal a todos que foram presos por posse de maconha;
  2. Pedido a todos os governadores que façam o mesmo em âmbito estadual;
  3. Início de um processo administrativo para revisar a classificação da maconha na lei federal. Atualmente, a cannabis está na “Schedule I”, mesma classificação de risco de drogas como heroína e LSD, e acima de entorpecentes muito mais perigosos, como fentanil e metanfetamina.

Em decorrência do anúncio, o mercado de cannabis teve uma alta repentina. O ETF MSOS, fundo que investe em empresas americanas do setor, subiu 34% na última quinta-feira.

Outro indicador importante para o mercado de cannabis é o North American Marijuana Index. O índice apresentou alta de mais de 20% na quinta-feira. No gráfico abaixo, que traz o recorte de uma semana, é possível ver como a notícia afetou positivamente o mercado.

Fonte: Solactive

A MoneyBets Cannabidiol, carteira de cannabis da Empiricus, também disparou 20% depois do anúncio da Casa Branca. Diversas empresas do setor que estão no portfólio registraram forte alta, como a Truelive Cannabis (32%), Tilray (30%), Verano (30%) e Canopy Growth (22%).

Mercado de cannabis é promissor

O mercado de cannabis é novo e começou a chamar a atenção dos investidores em meados de 2017. Por isso, é um setor de altos e baixos que, embora apresente valuations atrativos e potencial de crescimento, tem uma certa imprevisibilidade.

O mercado é muito sensível a notícias, como a da última quinta-feira. Quando a cannabis recreativa foi legalizada na Califórnia, por exemplo, o setor valorizou mais de 150%. Depois, apresentou uma forte queda até a legalização da erva no Canadá, no final de 2018. Nos meses subsequentes, houve nova baixa considerável.

No início da pandemia, o mercado deu um último boom de 300% de valorização, para, posteriormente, apresentar novas baixas.

O setor vinha de uma sequência difícil de rentabilidade nos últimos meses. A tese depende de alguns gatilhos, sendo a descriminalização um dos mais importantes.

Confira a tese do investimento no mercado de cannabis

Para o analista João Piccioni, da série MoneyBets, o anúncio de Biden é…

… Clique aqui para ler a notícia completa.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar