Canavicultura e outras culturas formalizam união em defesa do desenvolvimento da irrigação
A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e mais 80 associações do setor agrícola de várias culturas e regiões do país lançaram, em Brasília, a Rede Nacional de Irrigantes (Renai).
É a primeira entidade no Brasil que tem como objetivo a valorização da agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional.
A partir de agora, de forma articulada e unificada, essas entidades através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá o setor na interlocução com o governo, Congresso, mídia e com a sociedade civil.
Paulo Leal, presidente da Feplana presente na reunião de fundação, acredita que a Renai será fundamental para auxiliar na produção dos alimentos e para o desenvolvimento regional no Brasil.
Vocalizando o chefe de Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, um dos fundadores da Renai, Leal diz que a irrigação possibilita a triplicação da produção de alimentos.
No caso da cana, especificamente, que vem de forte quebra de produção no Centro-Sul, na safra anterior, a irrigação mais desenvolvida teria minimizado os prejuízos.