Canal de Suez suspende tráfico com navio ainda encalhado “como uma baleia”
A liberação de um navio porta-contêineres que bloqueia o Canal de Suez como uma “baleia encalhada” pode demorar semanas, disse a companhia de resgate, enquanto autoridades impediram o acesso de todos as embarcações ao canal nesta quinta-feira, em novo revés para o comércio global.
O navio Ever Given, de 400 metros, comprimento quase tão longo quanto a altura do edifício Empire State, está bloqueando o trânsito em ambas direções em um dos mais movimentados canais de navegação do mundo, pelo qual trafegam petróleo e grãos, ligando a Ásia à Europa.
A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) disse que oito rebocadores estão trabalhando para mover o navio, que ficou preso na diagonal no trecho sul do canal de faixa única na manhã de terça-feira, em meio a fortes ventos e uma tempestade de areia.
“Nós não podemos descartar que isso possa levar semanas, dependendo da situação”, disse o CEO da empresa holandesa Boskalis, que está tentando liberar o navio, Peter Berdowski, em entrevista ao programa de televisão holandês “Nieuwsuur”.
Um total de 206 grandes navios porta-contêineres, petroleiros transportando petróleo e gás e navios graneleiros com grãos precisaram recuar em ambas as extremidades do canal, segundo dados de monitoramento marítimo, criando um dos piores engarrafamentos de navios já vistos em anos.
O bloqueio vem em meio a impactos sobre o comércio mundial já causados desde ano passado pela Covid-19, que gerou altas taxas de cancelamento de navios, escassez de contêineres e lentidão na movimentação nos portos.
A SCA, que permitiu que alguns navios entrassem no canal na esperança de que o bloqueio pudesse ser desobstruído, disse que suspendeu temporariamente todo o tráfego nesta quinta-feira.
A gigante do transporte marítimo Maersk disse em um comunicado a clientes que teve sete navios afetados.
Berdowski disse que a proa e a popa do navio foram erguidas em ambos os lados do canal.
“É como uma enorme baleia encalhada. É um peso enorme na areia. Podemos ter que trabalhar com uma combinação de redução do peso– removendo contêineres, óleo e água do navio– com rebocadores e dragagem de areia.
Dragas trabalhavam para retirar areia e lama do entorno do navio, enquanto os rebocadores, em conjunto com os guinchos do Ever Given, atuavam para movê-lo, afirmou a Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), gestora técnica da embarcação.
Outra autoridade com conhecimento da operação disse que é provável que se estenda por dias. “Se você acabar chegando ao cenário em que é necessário remover a carga, estará diante de um trabalho demorado”, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.
Aproximadamente 30% do volume mundial de contêineres de transporte transita pelos 193 km do Canal de Suez diariamente, e cerca de 12% do comércio global total de todas as mercadorias.
Especialistas em transporte marítimo dizem que, se o bloqueio não for eliminado nos próximos dias, alguns navios podem ter que mudar de rota pela África, o que adicionaria cerca de uma semana à viagem.
(Atualizada às 14h28)