Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Canadá está “a todo vapor” para fechar acordo comercial com EUA, diz ministra

Valter Outeiro da Silveira - 18/05/2019 - 19:20
Ministra das relações exteriores deve ratificar acordo comercial com EUA e México

A ministra das relações exteriores do Canadá Chrystia Freeland declarou que o país moverá rapidamente para ratificar o acordo comercial com os EUA, após o presidente Donald Trump ter retirado as tarifas ao aço e ao alumínio canadenses.

O presidente Donald Trump impôs em março de 2018 taxação de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio, alegando questões de Segurança Nacional.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

“Temos encontrado com diversos líderes democratas para conversarmos com eles sobre o Novo Nafta”, afirmou Freeland à CBC radio, conforme apurado pela reportagem da Reuters. “Temos uma negociação em voga forte e boa acontecendo”, completou.

Ratificado

Para a ministra, agora que o maior obstáculo foi retirado de cena, a ratificação será “a todo vapor”. O EUA fechou com o Canadá e o México o USMCA (U.S.-Mexico-Canada Agreement), apelidado de “Novo Nafta (North American Free Trade Agreement)”, que já perdurava por 25 anos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

“Estou ainda preocupada sobre o protecionismo dos EUA e eu acredito que seria ingênuo para qualquer um pensar que existe alguma permanência de segurança permanente. A realidade é que a administração dos EUA é abertamente, explicitamente e orgulhosamente protecionista”, conclui a ministra.

Leia mais sobre: Canadá, Internacional

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 18/05/2019 - 19:20